Existem várias ferramentas no mercado de como fazer um grande produto ou estrutura, mas a maioria esquece de citar o ponto-chave que gera lucros que são as estratégias de encantar o cliente.

A qualquer lugar do mundo nasce uma pessoa com disposição para abrir um negócio e imagina como fará o passo a passo para montar sua estrutura que esquece do seu maior valor principal: O cliente.

No conteúdo mostrarei  um estudo de caso do livro o Jeito Disney de encantar clientes e como a filosofia da empresa inspirou o mundo empresarial a copiar os seus métodos.

Por isso, elaborei os principais insights para você ter um bom atendimento com simplicidade que seja impactado no coração do seu consumidor.

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Para quem é este estudo?

  • Empreendedores digitais e físico;
  • Freelancer;
  • Colaboradores e líderes;
  • Gestores.

Ou seja, este conteúdo é para todos que tem uma visão empreendedora, seja qual for a sua posição no mercado precisa prestar um bom serviço para seus clientes.

Mas se você não tem um comportamento  empreendedor na sua mente?

  • Você precisa imediatamente rever se está no lugar certo porque o problema de crescimento profissional não está nos seus líderes e sim em você.
  • Jamais esqueça que você é dono do seu setor quando está executando a tarefa e os clientes são as próximas etapas da cadeia de produção;
  • Você não é contratado e sim  presta serviço.
  • Seu cliente é seu líder, gestores, engenheiros de segurança ou se estiver em uma linha de produção outro cliente é o próximo setor.

Para empreendedores independentes, você precisa estudar estes 05 tópicos para aprender a dar resultados multiplicadores para sua empresa e não ficar atrás da sua concorrência

  • Seja empresa pequena ou grande porte;
  • Físico ou digital;
  • Com uma equipe ou apenas um.

Para todos que tem a sede de ter seus serviços gerando resultados a longo prazo e tendo um grande relacionamento perpétuo  com cliente ou (LTV).

Por isso, entraremos com estudo usando a estratégia teórica passando na prática para aprender as boas práticas de encantar o cliente começando com…

1º Prestação de serviço para os clientes

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No livro o Jeito Disney de encantar o cliente Walt Disney apresentou uma abordagem que fez refletir o meu jeito de relacionar com os clientes.

Fator principal para o produto de sucesso não é a qualidade do produto e sim a sua prestação e atendimento que você entrega conforme a experiência do usuário.

Ou seja, temos diversas ideias diariamente para fazer uma ótima qualidade de ter sucesso nos nossos negócios, mas você consegue comprovar que sua execução tem resultados sem perguntar para os seus clientes?

Você precisa mentalizar que para ter uma ideia válida tem que fazer uma pesquisa com seu público alvo.

Saber se eles precisam daquele serviço oferecido por você.

O que tem que fazer para que isso tenha resultados?

 Feedback qualificado que tenha a resposta imediata das pessoas que consomem seu produto.

Além disso, o produto ou serviço deve ser específico, autêntico, benéfico que entrega o máximo de experiência que traz uma satisfação para os usuários.

Vejamos alguns exemplos: Se você é um empreendedor digital e lança um produto no achismos sem perguntar para sua audiência o que acontecerá?

Tempo e investimento desnecessário que não vai para lugar nenhum sem alinhamento, ou seja,  não prestará um serviço de qualidade.

Apenas você está entregando  de bandeja a sua audiência para procurar novos produtos com sua concorrência.

Não queremos isso, certo?

Para o mundo corporativo é a mesma coisa, imagine que você tem uma ideia de melhoria para aproveitar o rendimento da matéria-prima.

 Você executaria sua ideia sem consultar ninguém?

Nesse caso, o seu público alvo é seu gestor, o máximo que você pode fazer é colocar suas propostas em ordem e vender elas em uma reunião para equipe responsável.

Contudo, seu posicionamento tem que estar alinhado com as boas práticas de comunicação.

  • Saber ouvir as necessidades do cliente;
  • Relacionar e vender suas ideias;
  • Ter resposta imediata;
  • conseguir solucionar o problema com menos tempo;
  • Ser paciente e estar observando todos os espaços para criar oportunidade.

Uma dica importante para validar sua ideia? Produz um produto para teste (BETA), para colher feedback.

Essa ferramenta tem que ter um acompanhamento de enquete como deve melhorar o produto ou serviço e customizar com exigência do seu cliente.

Tenha criatividade nesse processo porque ele gera resultados em qualquer área, ou seja, trazendo um produto semi-acabado e pedindo a opinião do seu público alvo traz excelentes informações e risco de despesas.

Em outras palavras, traz uma conexão forte do produto com o cliente, ou seja, um prazer de consumir algo que construiu.

2º Qualidade do produto para o cliente

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Entendemos que o maior foco principal não é o produto/serviço que fabricamos e sim a necessidade do cliente que é ponto-chave de qualquer produção.

Coloquemos uma experiência de qualidade que devemos ter o máximo de atenção para ter clientes com vidas longas comprando o seu produto.

As maiores boas práticas de qualidade é ficar atento com detalhes assim que é resumido no livro como a Disney funciona.

Exemplos do material da Disney tem o maior foco de cuidar em cada detalhe para que os clientes tenham um bem-estar quando estão vivenciando a magia do parque.

O público sentirá a magia do mundo das animações e o interesse da empresa é colocar na mente do usuário que sinta que está participando da história.

Nesse sentido, a pessoa terá um momento marcante que levará para vida toda e contar as histórias para  seus familiares, amigos, vizinhos e o desejo de voltar constantemente.

Analisando o sistema Disney de organização, citarei alguns pontos principais que você pode usar no seu serviço agora como…

 O interesse do treinamento para seu elenco (funcionários)

O treinamento é o melhor investimento para que seus funcionários tenham um alimento para fornecer ótimos serviços de qualidade.

Além disso, motiva o elenco a ter mais criatividade e trazer novas ideias benéficas que possam ser utilizadas para crescimento da sua empresa.

No caso da Disney eles vendem história, entretenimento, segurança, bem-estar para pessoas, ou seja, eles vendem emoções para seus clientes esquecer o mundo deles atual e vivenciar um lugar cheio de magias e metáforas…

A qualidade deles está apontada para o interesse do público e atualizando para que a experiência seja benéfica em sua apresentação, parques e filmes.

O valor que a organização está interessada no público é impressionante como cuida dos pais, crianças, pessoas de línguas estrangeiras e públicos especiais.

Tudo cautelosamente para efetuar a maior experiência dos usuários específicos… 

O tempo que as pessoas consomem os parques e hotéis são cuidadosas com eficiência e aproveitando os produtos.

Exemplo tempo:

  • Atendimento;
  • Resposta de imediata;
  • Resposta de segurança;
  • Tempo de espera na fila e utilização de brinquedos;
  • Logística e tráfego.

 Colocando em prática, você deve inserir seu mundo e trazer uma excelente qualidade no seu negócio.

Dêmos dois exemplos: se você é dos negócios online deve cuidar da sua estrutura, nesse caso é seu site, mídias sociais, sistema de e-mail marketing e o treinamento.

 A qualidade da experiência do cliente é saber se seu site está rápido e os caminhos estão bem orientados, links levando para uma página segura e resposta com dúvidas respondidas o mais rápido possível.

Para deixar bem claro, use chatbot para te ajudar, talvez você seja um empreendedor com carreira solo e explique para eles quais horários responderão às dúvidas.

Mas lembre-se de nunca se esquecer de responder.

Para o mundo corporativo, tenha em mente entregar o máximo de informação do seu processo através de planilhas e usar os sistemas de intranet da empresa.

Informe  feedback eficiente para que a qualidade da fabricação do produto seja realizada com qualidade, ou seja, qualquer informação para melhorias para seus gestores será benéfica para tomada de decisão.

E você está fazendo um ótimo serviço para que o consumo dos clientes esteja com a mesma sensação como se estivesse na Disney?

Se sua resposta foi sim ou não, aproveite este material e aprenda como efetuar um bom serviço usando a estratégia de…

3º – Experiência do usuário 

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Quando você compra qualquer produto na internet espera com uma expectativa que seja satisfatório e que tenha as melhores experiências do consumo.

Por isso, é a mesma coisa que você tem que fazer para seu cliente que tenha um relacionamento perpétuo.

Como fazer isso? Entregando o além do que ofereceu para eles, explicarei como fazer isso sem afetar seu fluxo de caixa.

Demos exemplos se seu produto é um treinamento online, onde você oferece produto educativo para seu cliente se capacitar.

Esse treinamento pode ser um curso de inglês que oferece a didática de 16 meses para o aluno compreender a língua.

As principais formas que você pode entregar além do bônus e garantia que muitos já fazem é dar uma experiência 11 estrelas, uma linguagem do marketing é entregar mais que oferecer.

O que você pode fazer é entregar o curso  e um acompanhamento semanal sobre tirar dúvidas com você e quais são as necessidades que precisa através de uma live.

Para isso funcionar, manda um lembrete para um contato dele explicando que você fará um conteúdo referente o assunto x, y, z e quais são as perguntas que eles desejam fazer.

Quando iniciar a introdução do treinamento com as dúvidas dos seus clientes, responda com simplicidade.

Se você tiver muitos alunos você pode filtrar as perguntas e falando que este é o ponto de dúvidas principal de quase todos.

 Mas lembre-se que a palavra mais importante do seu cliente é o nome dela, então para ter experiências positivas cita o nome dela em qualquer situação.

Além disso, você pode aumentar seu sistema de bônus entregando em uma aula extra, mas seja cauteloso para não transbordar informações que atrapalhem o consumo do seu conteúdo para sua audiência.

Para quem é do mundo físico, para deixar um ponto importante trabalhe com ofertas que eles não esperavam, como um cupom de desconto no próximo item futuro.

No mundo corporativo, se você está na linha de produção pode vender seu serviço de qualidade como organização, apontar pontos de segurança, anotar os formulários em ordem e  ser cuidadoso com todo processo.

Normalmente uma empresa organizacional tem uma auditoria semanal, então surpreenda seu cliente mostrando seu ambiente de trabalho acima do esperado.

Eai , bora transformar uma experiência 11 estrela para nosso cliente ?  

Antes vamos reforçar um tema que já citei no capítulo 2, mas precisa de um tema específico que são… 

4 – O Treinamento da sua equipe para ter bons relacionamento com cliente

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Talvez você seja uma pessoa que trabalha em seu negócio online ou tem mais pessoas.

Esta tarefa vale para todos, mesmo que a equipe seja mínima para fazer o processo ter eficiência.

Você deve não apenas fazer bons serviços de qualidade e oferecer um bom atendimento, ou seja,  precisa se capacitar para oferecer o maior serviço para as pessoas comprarem de você.

Para que isso dê certo, faça treinamento pensando como pode ser cada vez melhor para atendimento para seus clientes.

Colher feedback dos usuários é uma forma de melhorar seus resultados e ter um bom relacionamento.

Se você for um empreendedor digital, coloque enquete no seu site, mídias sociais, e-mail marketing e portais de comunicação como WhatsApp e Telegram.

As enquetes são os maiores estudos que você deve melhorar para ter um bom relacionamento com seu cliente.

Além disso,  pode beneficiar com coletas de pesquisas nos sites de reclamações, o maior do Brasil é reclame aqui veja se a sua empresa está dentro da enquete ou colhe informações dos seus concorrentes.

Portanto, você estará na frente do concorrente e aproveitando o dinheiro que ela deixou na mesa e se beneficiará.

No mundo corporativo, você deve seguir o mesmo e auxiliar sua equipe a fazer os treinamentos e pesquisar como citei acima e ouvir cada colabores as ideias que pode ser resolvido em meio de uma integração.

Ficou claro?

 Vamos atualizar sempre para que nosso serviço/produto tenha uma vida perpétua?

Mas confira o último tópico importante para agregar o ciclo de sucesso da sua empresa que são as…

5 –  segurança para usuário

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No programa Disney impressionou a forma que eles cuidam da segurança para público e elenco de uma forma calculável com detalhes.

Segundo o autor do livro, desde que inaugurou o The Disney World até o momento publicação do material teve apenas U $200 mil de prejuízo, calculando uma casa incendiada pode custar o mesmo valor.

Por isso, quero entregar algumas dicas de como você pode usar a segurança para se beneficiar com os resultados de sua empresa.

Voltando para o lado dos negócios online, seja cauteloso com seus check out, links, RGPD, cookies, spam tudo que pode prejudicar a vida de um cliente.

Existem muitos sistemas baratos para avaliar este cuidado de segurança ou contratar alguém para poder cuidar desse processo.

Muitas pessoas ainda têm objeção de fazer compra do produto com medo de ser clonado o cartão ou o produto não chegar.

Por isso, traga tranquilidade para seu cliente como mostrar que a plataforma de pagamento é segura e faça o lembrete de envio em e-mail ou aplicativo.

Se seu produto for digital, mande um e-mail em seguida para mostrar o passo a passo como eles vão consumir, caso for físico coloque os rastreamentos para eles monitorar o destino da mercadoria.

No mundo corporativo temos milhares de formas para trabalhar, como sistema interno de colabores a seguir as regras e instruções de segurança até a utilização de EPI.

Mas não é apenas isso, temos a satisfação do cliente com a  entrega do produto e qualidade conforme pedido.

Como podemos melhorar a forma de encantar o cliente?

Este conteúdo é apenas a ponta do iceberg para encantar os clientes e precisamos sempre atualizar.

 Como foi citado no livro, ficar parado no tempo com seu processo é a mesma forma de colocar a cabeça na areia e fingir que não precisa de melhorias.

Por isso, você precisa estudar e pesquisar a cada detalhe o que seu cliente precisa:

  • Como  prestar um excelente serviço;
  • Melhorar a qualidade do produto; 
  • Saber a experiência do usuário;
  • Treinar você e sua equipe;
  • Ter cuidado com a segurança.

Bom, agora existem vários caminhos para seguir, mas vou te dar dois caminhos para que você tenha bons estudos.

Em primeiro lugar, procurar  treinamentos de relacionamento com cliente, em segundo lugar,  leia este livro o Jeito Disney de encantar clientes na Amazon, porque a própria loja online trabalha com esta experiência e indicará livros incomuns para ter ótimos estudos.

Por fim, quero fazer dois pedidos, falar sobre como o conteúdo te ajudou ou feedback de melhorias  abaixo e segundo compartilhar este material para todas pessoas que você conhece e precisa do material.

Obrigado por ler até aqui, até o próximo conteúdo.

Anderson Alves:

P.S: Aviso importante  para iniciantes dos negócios online que querem montar suas primeiras estruturas com baixo investimento e fazer vendas no piloto automático.

No link, tem um treinamento de marketing digital  com 04 aulas mais explicações como montar uma estrutura básica com baixo investimento em menos de uma semana.

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