Caro (a) leitor, quero mostrar a você 10 passos simples para ganhar dinheiro no Facebook, mesmo que não tenha conhecimento ou estratégia.

Neste artigo vou revelar como você pode fazer, de maneira simples, uma página do Facebook se transformar em uma super-máquina de vendas.

Será que compensa trabalhar com Facebook, mesmo em 2020?

Em minha análise, sim; mas para tal, é preciso ser estratégico para fazer com que sua página gere receita.

Mas se você é daqueles que querem seguir os mesmos passos antigos, de pessoas que estão fazendo métodos genéricos há anos, o conteúdo não é para você.

O objetivo aqui é realmente aprender, na prática, como fazer isso.

Portanto, uma dica inicial é que você faça uma boa análise da sua concorrência, veja os pontos negativos e falhas dessa concorrência para fazer algo melhor.

 

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Quais garantias você tem de que vendas no Facebook pode funcionar? E de que não pode?

Não adianta falar que algo está certo ou errado antes de aplicar (como diz Tiago Tesmann, isso não passa de achismo).

Você tem que colocar seu projeto no campo de batalha e analisar o andamento.

Faça um grande teste nas redes sociais, nas que tiver mais afinidade mesmo, nas que já trabalha. Coloque a mão na massa, sem medo.

Quanto vou investir no Facebook?

Depende, logo mais vou explicar os métodos  recomendados e revelar com o que trabalho e o que utilizo para as vendas de afiliados por lá; e também as daqui, no blog métodos marketing de conteúdo.

As estratégias são simples e você somente terá o trabalho de copiar e colar.

Vamos nessa?

“Desculpe-me, quem é você por que eu devo acreditar no que diz?”

Sou Anderson Alves , empreendedor digital,  atualmente trabalho em três segmentos de negócio online.

 

  • Afiliados – revendedor de produtos digitais.

 

  • Consultor de marketing (ajudo microempreendedores a fazer seu negócio online vender mais, através  de ferramentas de marketing digital).

 

  • Produtor de conteúdo – utilizo meu blog para ensinar e motivar pessoas iniciantes a seguir, sempre com as melhores dicas.

 

Tenho graduação em administração de empresas (Uniesp), além de MBA e lato sensu em logística e distribuição (UniCesumar).

Seja bem-vindo e prepare-se para conhecer o sucesso.

 

Estratégia passo-a passo para vender no Facebook em 2020

A seguir vou te mostrar os dez passos necessários para fazer da sua página do Facebook uma verdadeira máquina de vendas.

Os segmentos vão ser abordados por etapas e se faz necessário que tudo seja aplicado para ter acesso aos melhores resultados.

Vamos para as palavras clichês, mas que as pessoas não dão a atenção necessária.

São elas: foco, consistência, trabalho duro. É a única forma de chegar aos resultados.

 

Para quem não serve essa estratégia de vendas no Facebook?

Serei breve e sincero…

Para quem não quer trabalhar duro, para quem que pensa que fazer vendas pela internet só se trata de fazer perfis e contas, deixando o trabalho acontecer sozinho.

Não serve para quem não quer se arriscar, buscando outro padrão de vida.

Não servem quem não tem o perfil empreendedor.

Para quem não tem audácia e espera tudo na mão, também não serve.

Desculpe por não ser muito educado nessa parte, mas muitas pessoas procuram um botão mágico para vender.

Que infelizmente não existe, então precisamos seguir métodos.

Para quem quer  transformar sua vida em 2020, trabalhando online dando os primeiros passos nessa área, a hora é agora! Basta ter atenção e estudar esse conteúdo.

 

Dica 1 – Abra uma conta no Facebook (profissional)

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Quero deixar bem claro para você esquecer seu perfil pessoal, aquele onde vive fazendo memes e compartilhando fotos de família.

Eu sei que é assim, pois também tenho o meu, hahaha!

Brincadeiras à parte, quero dizer, por experiência própria, que quando utilizei pela primeira vez meu Facebook para o negócio, meus amigos achavam que estava ficando louco; e, claro, eles viviam atrapalhando os negócios.

Faça uma nova conta no Facebook e adicione pessoas relacionadas ao seu nicho de trabalho.

 

Exemplo: pessoas que estão curtindo páginas de emagrecimento, não aqueles que estão vendendo algum produto de emagrecimento.

 

Compartilhe algo que dê entretenimento a eles e adicione o máximo de pessoas que puder.

Uma grande dica é ver muito bem quem está adicionando; meu melhor conselho é que leia a politica de privacidade do Facebook, para evitar ser bloqueado na rede social e perder a conta.

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Dica 2 – Abra uma fan page

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Ter uma página profissional é muito importante, pois ela é totalmente diferente de um perfil tradicional.

O próprio Facebook disponibiliza ferramentas para facilitar sua venda, somente preenchendo tudo que há de disponível, como:

 

  • Link para o seu site;
  • Contato do seu WhatsApp;
  • Endereço;
  • Link para e-mail;

 

E muito mais!

Bom conselho: que explore o que for preciso e preencha o que for muito importante.

A empresa do tio Mark nos dá tudo na mão, já para facilitar seu negócio.

 

Dica 3 – O nome da sua empresa

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Essa é uma parte muito discutida, porque você tem que saber como quer se vender.

Como assim me vender, Anderson ?

Simples: dependendo do seu negócio, você tem de saber o que realmente quer vender no Facebook e como quer aparecer para o público.

Vejamos exemplos:

Um afiliado que divulga produtos de emagrecimento, mas tem vergonha de aparecer, já que somente quer fazer vendas e está acima do peso.

Ele pode muito bem criar um nome fantasia como e, assim, trazer conteúdos e provas reais de pessoas que consumiram aquele produto.

Tenho vários produtos em que eu não apreço e vendo muito bem, por exemplo.

Digamos que você tenha uma loja física e quer fazer um negócio online, como:

 

  • Conveniência;
  • Consultórios;
  • Vendas de peças automotivas;
  • Som automotivo;

 

Há duas opções, a primeira é ter o nome de sua empresa e depois ir se apresentando para seu publico.

A outra opção é mostrar sua identidade.

Você pode testar e ver o que fica melhor.

O que mais recomendo é que tenha uma personalidade, colocando sua cara no mundo e para o mundo.

Pesquisas revelam que pessoas compram de pessoas por credibilidade, por ter um vínculo de relacionamento.

Tudo isso cria fidelidade.

Porém, a escolha aqui é sua.

 

Dica 4 – Imagem para seu perfil profissional no Facebook

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É muito importante inserir uma imagem de qualidade no Facebook.

Por que isso, Anderson?

Muito simples: ela tem que ter uma ótima aparência e qualidade para as pessoas visualizarem seu negócio online da melhor forma.

Imagine se estivesse abrindo uma loja tradicional, mesmo que fosse no centro, onde todos passam, e você colocasse uma cartolina escrito: “aqui é uma conveniência”; mas, no outro lado da rua, o seu concorrente tem u, logotipo lindo, uma faixa provocante que chama atenção dos consumidores.

Qual loja acha que daria mais certo?

Mesmo você oferecendo o melhor serviço do mundo, isso está na psicologia humana, julgar o livro pela capa faz parte das nossas vidas; é assim com todos.

Por isso temos que cuidar da qualidade da imagem, segue exemplo.

  • Seja você sua imagem;
  • Tire a melhor foto;
  • Utilize aplicativos gratuito de edição;
  • Tira fotos direcionadas para sua face e não de corpo inteiro;
  • tenha um logotipo de empresa;
  • Contrate um design, existem muitos na sua cidade, ou através de sites de freelancers.

 

“Mas Anderson, estou com pouco fluxo de caixa, o que eu faço?”

Temos a tecnologia a nosso favor, então você não precisa ser um design profissional para fazer uma imagem de ótima qualidade; uma ferramenta poderosa que a maioria das pessoas estão usando é o Canva.

Gratuito, apenas é preciso fazer um cadastro, que não demora nem 1 minuto, e usar tudo o que o site oferece.

 

Dica 5 – Preencha os dados da sua empresa na página do Facebook

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Quero reforçar este tema, porque acho muito importante e pelo fato de já ter passeado por alguns transtornos por causa de contas bloqueadas; se tivesse mais informações, talvez não teria acontecido isso.

Sou novo no mercado em vista de muitos outros, estou há apenas um ano nesse ramo, conforme a data que estou publicando o artigo.

Mas fiz muitos experimentos e também tive muitos problemas com a maior plataforma de mídias sociais do mundo.

 

O Facebook cada vez está querendo mais informações, para saber quais são suas intenções.

Faça o procedimento completo que página exige.

Do meu ponto de vista, eles têm razão em pedir tantos detalhes.

Como se fosse assim: a casa é minha, seja bem-vindo, pode se hospedar e desfrutar.

Mas aqui temos regras e todos devem seguir essas regras.

Não violar, não discriminar, não ter imagens de abuso e muitas outras coisas.

Você tem uma intenção honesta de vendas, mas estamos falando do ser humano, com gostos e comportamentos diferentes entre si.

As pessoas são diferentes e, na verdade, algumas são loucas.

Então identifique que este lado é positivo para seu bem e para a humanidade (até falei bonito, hahahaha!).

Bom, links são ótimos recursos para direcionar para uma estrutura sólida, que pode ser encaminhada para um blog, e-mail marketing ou até para o WhatsApp.

É uma ótima vantagem para ter os contatos dos seus clientes e montar uma lista.

 

Dica 6 – Os conteúdos

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Chegou a parte de colocar seu serviço para funcionar e vender.

Depois que sua ferramenta está pronta para utilização, você precisa criar conteúdo que agregue conhecimento e atinja o seu publico ideal.

Você precisa chamar a atenção das pessoas, criar um vínculo de relacionamento e criar algo que vai mudar a vida delas.

Vejo muitas pessoas cometendo erros constantes com vendas, simplesmente empurrando produtos.

As pessoas que estão no Facebook querem entretenimento e lazer.

A estratégia é tirar aquele um minuto de atenção e comover com seu conteúdo.

Muitas pessoas não sabem que têm um problema e que seu produto pode resolver.

Tenha foco e estratégia no que vai entregar para as pessoas.

 

Exemplo: se está vendendo uma peça de carro e você só dizer o que está vendendo, por quanto e o tempo de garantia, será que conseguirá vender?

 

Creio que uma ou duas vendas, no máximo.

Mas vamos ser específicos, se você criar um conteúdo sobre esta suspensão e mostrar que ela é importante para a segurança e conservação do seu carro, além de somar em outros aspectos, a venda se torna muito mais simples.

“Você sabia que precisa fazer uma revisão por ano para estabelecer se a suspensão está trazendo segurança para você e sua família, além do bem-estar do seu carro?

Aqui na loja do Zé, fazemos uma avaliação gratuita e damos um ótimo desconto para a troca de suspensão do seu carro, agende e faça sua avaliação sem compromisso”.

Não ficava melhor que o primeiro anúncio?

Exatamente, esse é só um exemplo que estou dando, mas o conteúdo deve chamar a atenção das pessoas.

E quem tem mais domínio e criatividade traz resultados e clientes mais fiéis.

Não estou aqui para vender só uma vez na internet, mas sim para fazer vendas constantes, que trazem resultados constantes.

Muitas pessoas acreditam que somente fazer o comercial mais caro do mundo na TV, rádio ou até em anúncio no Facebook vão trazer pessoas para comprar.

O mundo mudou, as pessoas têm a internet a seu favor e querem ser convencidas; querem saber quais são os melhores produtos para suprir suas necessidades.

Atualmente vejo empresas de baixo porte batendo lado a lado com as poderosas que passando toda hora na TV. O motivo?

O conteúdo e convence seu público.

Fica uma dica de ouro, valiosa, que é pensar muito bem como fazer um post voltado para sua audiência.

 

Dica 7 – Tráfego

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Você tem uma missão, que é gerar vendas, ok?

Precisa trazer pessoas para comprar, certo?

Você tem que encontrar as pessoas certas para chegar à sua página.

Como fazer isso?

Quero mostrar da forma mais simples que conheço, pois você pode fazer isso até de forma orgânica (gratuita)… Fazendo conteúdo na página e pedindo para que as pessoas compartilhem.

Faça divulgação:

  • No seu perfil pessoal (alguém pode estar interessado);
  • Em grupos do Facebook (procure grupos relacionados ao seu nicho);
  • No WhatsApp (grupos relacionados).

 

Quanto mais você tiver compartilhamentos em sua página, mais o algoritmo do Facebook vai entender que seu conteúdo está ajudando e trazendo valor para pessoas.

E vai mostrar para um nível de pessoas que têm a ver com seu conteúdo.

Já parou para analisar que aparecem alguns vídeos sugeridos para você de repente?

Isso é porque ele foi muito compartilhado e está sendo mostrado para outras pessoas.

 

(Simplificando: Algorítimo do Facebook).

 

Exemplo: comida, esporte, arte, música, marketing, empreendedorismo etc.

Vou deixar bem claro para o assunto: o marketing orgânico é gratuito, mas não é de graça.

Como assim, Anderson, está doido? Não é a mesma coisa?

Sim, vamos seguir meu raciocino: até 2016, o Facebook liberava a transmissão de conteúdo para todos.

Se você fazia um post para sua fan page e ela tivesse 200 pessoas, o Facebook mostrava para todos.

Agora, se você tiver 200 pessoas, no máximo 20 vão ver seu conteúdo.

E com muito esforço você consegue mais, dependendo do algoritmo e de quantas pessoas compartilharam e interagiram.

Você não vai gastar dinheiro, mas tempo.

Vamos lembrar daquela metáfora linda que os antigos falavam: nem o relógio trabalha de graça.

Imagine o Facebook?

Ele já disponibilizou toda a estrutura pronta para você, o que é diferente de você ter que construir um blog.

O Facebook dá muito de mão beijada, mas também quer ganhar com isso.

Já imaginou se os prédios do centro da sua cidade fossem de graça para instalar seu negócio?

Seria ótimo, não é?

Simples, a mesma coisa que no mundo online, pois o Facebook te dá algo, mas pede uma espécie de aluguel.

Se você não pagar não vai ser despejado, como o tradicional, mas fica estacionado, como se fosse um carro sem combustível.

E agora vamos para um próximo passo, pois você precisa saber sobre tráfego pago.

 

Tráfego pago

 

O Facebook disponibiliza  duas funções para investir e alcançar as pessoas desejadas.

Uma é do modo fácil, mas é a pior que existe; chama-se impulsionar.

 

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Este tipo de botão é a máquina de dinheiro do Facebook, e traz poucos resultados para você.

Mas por que, Anderson, se tem uma alcance muito bom de pessoas?

Vou aprofundar o máximo possível para você também odiar este botão.

Estou falando isso pelo fato de que perdi trezentos reais no ano de 2019, conseguindo uma ou duas vendas de 90 reais.

Impulsionar não agrega resultados..

 

Este botão até pode trazer uma imagem com a função que vou mostrar abaixo, mas é totalmente diferente.

Quando você impulsionar em uma publicação, ele vai mostrar para quem quer que visualize.

Você segmenta, como o exemplo (peça de carro, carros, automotivo). Tudo bem, e o Facebook vai mostrar para pessoas que têm algum vínculo de envolvimento com este tipo de palavra-chave.

Quero fazer uma pergunta: quantas vezes você clicou em algum vídeo ou publicação sem querer, e depois apareceu uma pancada de conteúdos relacionados?

São pessoas que impulsionam seus conteúdos e a máquina do Facebook entrega para estas pessoas, sem mesmo saber se gostam disso. É ruim.

Então você investe 100 reais e, por sua sorte, pode aparecer duas pessoas na sua página.

O jeito que mais traz resultados é o que vou mostrar abaixo.

 

Facebook business (o famoso Facebook Ads)

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Esta é a melhor forma de encontrar as pessoas certas para seus negócios, utilizando o famoso gerenciador de anúncios.

Vou deixar este vídeo como uma aula complementar de como você pode fazer este anúncio.

O que mais indico é que tenha um treinamento avançado para aprofundar esta ferramenta.

Mas é basicamente assim: se você tem conteúdo e quer mostrar para pessoas interessadas, sua intensão é mostrar seu negócio online para pessoas, para elas curtirem sua página.

 

Você vai mostrar no Facebook: olha, Face querido, quero que você vá atrás de público que goste de carros e compre peças na internet para curtir minha página.

 

Estou dando 100 reais para você, e quero um orçamento de 10 dias para mostrar para essas pessoas.

Ai o senhor Facebook vai mostrar para você: olha, com seu orçamento eu trabalho mostrando para mil pessoas, tudo bem ?

Se você disser que sim, tem que montar sua campanha>conjunto de anúncio> anúncio.

Estou falando de uma forma bem básica, mas não é assim, existem uma série de fase que você tem que implementar.

Como a área em que você quer vender o seu produto, o que é chave.

“Senhor Face, quero que mostre esta publicação com meu link de vendas somente para pessoas que compram ou já compraram suspensão de carro aqui no Facebook”.

 

Direcionando ele conforme os anúncios, ele vai mostrar e segmentar para pessoas que podem ser convertidas.

É uma demostração básica de como funciona este tipo de anúncio, que é um pouco complicado no início, mas depois fica simples.

Uma ótima pessoa que pode te ensinar é o Alex Vargas, ele tem um excelente treinamento sobre vendas na internet através do trafego pago e orgânico.

Só quero mostrar quais são as melhores ferramentas e, claro, aconselhar a não ir na primeira estratégia de impulsionamento.

 

Dica 8 – Utilize o storie

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Dados do Facebook afirmam que os usuários estão cada vez interagindo com o storie, aquele vídeo ou foto de segundos, que pode fazer o máximo de sequências que quiser.

Por que ele é tão usado?

Simples, pessoas querem informações rápidas, o tempo é curto, é muito fácil ver uma série de vídeos rápidos.

 

Faça conteúdos envolvendo seu público

 

Faça algo criativo, que tire um minuto da atenção, são aqueles segundos que você deve mostrar, porque seu produto é melhor e as pessoas têm que acreditar nisso e comprar o que você vende.

Vídeos, imagens, tire fotos, faça como quiser, mas traga algo de valor.

As pessoas adoram o storie vale a pena utilizar este método em favor dos seus negócios.

 

Dica 9 – Utilize chatbot

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Automatizar seu chat permite uma alta conversão para suas vendas, sem perder seus futuros clientes.

Existe uma ferramenta muito conhecida  no marketing digital, que é o manychat.

Ela pode ser automatizada com simples conversas e entregando algo gratuito, como e-book ou até seu contato no WhatsApp.

Você pode ser dinâmico e fazer até simples enquetes de perguntas e respostas para capturar clientes.

Você pode até fazer uma campanha através dessa mensagem, pois é muito bom utilizar para os negócios.

Para ser mais específico sobre o que você precisa saber sobre esta plataforma, vou deixar um vídeo complementar, explicando como ela pode ser instalada para otimizar sua fan page.

 

Dica 10 – Lives no Facebook

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Sem dúvidas, as lives são um grande impulsionamento para seus negócios, para gerar vendas.

Porque você pode combinar com seu publico que estará no ar em determinado horário.

E pode gerar muito conteúdo com isso.

As lives são os melhores índice de conversão até momento no Facebook, porque são exibidas para todos.

Dentro da live, você pode trazer um roteiro de conteúdo, mostrando seu produto e oferecendo uma oferta.

Chame para ação.

 

Considerações finais

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Como revelei aqui, o Facebook é uma grande plataforma para gerar vendas, onde você tem espaço para garantir muito lucros.

Mas deve seguir de forma correta e profissional esses 10 passos, pois quero deixar bem claro que aqui resumi uma estratégia que agrega muito valor.

E temos milhares de recursos para trabalhar e gerar vendas.

Ainda tem dúvida de que o Facebook não gera resultados e valor?

Confira os dados.

Onde há mais pessoas navegando agora nesse exato momento?

Onde há pessoas, há clientes.

É só utilizar as estratégias certas para segmentar seus negócios online.

O próximo passo que eu recomendo é que faça uma estrutura profissional para gerar resultados, e espero que tudo que falei tenha sentido.

 

Vou deixar este link para o melhor treinamento de marketing digital, que vai te mostrar não somente a usar o Facebook, mas sim várias estruturas para trabalhar e aplicar em seus negócios online.

 

Espero te ajudado, e agora faço um grande pedido: comente, compartilhe com o máximo de pessoas que puder, com aqueles que duvidam e querem aprender a trabalhar com vendas através do marketing digital.

Fale comigo no WhatsApp para tirar qualquer dúvida, pois sempre estou à disposição para te ajudar a gerar resultados e vender constantemente.

Vou deixar como bônus o meu e-book gratuito para turbinar suas vendas, uma forma de agradecer estar aqui comigo.

Um grande abraço, até logo!

 

Anderson Alves.

 

Descubra!!!

 

As verdadeiras estratégias comprovadas de como trabalhar com vendas online.

De maneira simples e descomplicada, através de conteúdos de qualidade, veja formas de ganhar dinheiro em casa.

 

Aprenda a vender qualquer tipo de produto pela internet, apenas através de seu conteúdo.

 

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2 Comentários

  1. JEREMIAS GODINHO disse:

    Veja no meu comentário como é importante a revisão…
    Percebeu certa falta de concordância verbal na frase que sugere pedir para alguém fazer a revisão do texto? Pois é. Faz sentido, não é verdade?
    Forte abraço.

    • Anderson Alves disse:

      Primeiro agradeço por visitar o blog.

      Seja bem vindo.

      O blog teve uma total mudança no ano de 2020.

      Eu sou a linha de frente da estrutura do conteúdo e tenho freelance (Lusca), contrato do workana e Andreza al que cuida e pesquisa os melhores assuntos.

      Responsável pela revisão do conteúdo.

      Somos uma equipe caso você quiser mostrar o seu trabalho envie um email com seu conteúdo.
      Att