Você deve estar ciente que copywriting é um elemento muito importante para sucesso de um negócio, mas você sabe como fazer uma copy rápida com eficiência?

No conteúdo mostrarei algumas ferramentas que uso para fazer uma copy de resultados em menos de 01 semana.

Vamos nessa?

Caro leitor, tudo bem?

Não sei seu nível de consciência sobre assunto de copywriting, mas quero deixar minha posição sobre esta ferramenta muito importante nos negócios.

Alguns dizem que copywriting é uma redação publicitária persuasiva centenária que usa gatilhos mentais à base de escrita e o profissional é um redator freelancer?

Posso concordar que até uma parte sim, mas vai além de um escritor de conteúdo, ou seja, o copywriter como é chamado o profissional para mim, é um maestro de uma orquestra que ordena todos os comandos para música impactar o coração do apreciador.

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E nosso caso, são os negócios e clientes…

Por isso,  o copywriter deve ter todo conceito de marketing para fazer uma campanha funcionar e conquistar o público alvo, ou seja, ele tem que estar presente em todas as linhagens do processo do produto.

Além disso, o marketing de resposta direta é o meio eficiente de mostrar a técnica de copywriting, e para quem está interessado seguir carreira? Deve está ciente que precisa ser:

  • Bom pesquisador
  • Entender detalhes de ferramentas de marketing (Lançamento, tráfego, design, ferramentas)
  • Saber escrever claro e simples;
  • Ter uma excelente comunicação;
  • Ter criatividade.

Se você está querendo entrar neste mercado, espero que leia com atenção:

Esta profissão é poderosa, se você está pronto para correr todos os desafios? 

Vai em fundo, e procure vários materiais em livros e cursos, geralmente temos mais na língua inglesa, mas os brasileiros estão trazendo ótimo material.

Mas se você é uma pessoa com um negócio e está fazendo copy para seu empreendimento?

Fique até o final que as dicas servem-lhe também para aplicar em sua estratégia e ter ótimos resultados.

O que você verá neste conteúdo é que aplico nos meus produtos de afiliados e próprios…

Não sou nenhum copywriter de profissão, mas o que mostrarei abaixo são técnicas práticas que conduz uma grande diferença e facilidade para escrever sua copy com eficiência, começando com:

1 —  Pesquisa do nicho do mercado/Concorrência/Público:

  • Pesquisa é um dever para copywriter saber quais são os assuntos que vão abordar para conversar com seu público;
  • Os primeiros passos para entender o que manchete estão falando sobre os assuntos, o que seus concorrentes estão dizendo;
  • Quais são os comentários que seu público está falando sobre o assunto, quais grupos relacionados eles estão tendo dificuldade e  precisa de uma solução;
  • Você deve tirar um tempo e revirar, plataformas de busca, comentários em mídias sociais, conteúdos de seu concorrente.
  • Caso você já tenha uma lista ou seguidores faça uma enquete sobre que eles queriam que seu produto serviço resolvesse.

Após disso, você arquiva em uns documentos os assuntos mais quente e  rascunha os primeiros argumentos como, por exemplo:

Conteúdo de site: exemplo de uma notícia : Timidez: 7 estratégias para dar um chega pra lá nela

 Como você deve resolver: [Se você se sente rejeitado em grupo ou pensa que sua timidez afeta até as pessoas pensarem que você é uma estranha?

Fique tranquilo que o método que vou te explicar resolverá em 30 dias.

Todos os bloqueios que  você sofre devido à timidez será eliminado com técnicas simples e terá os resultados que tanto sonha.

Além disso, iniciará com os primeiros passos a fazer conversa com um grupo pequeno de pessoas até subir em um palco para apresentar seu projeto para mais de 100 pessoas.

Se você ficou interessado, clique no botão abaixo que tenho um conteúdo especialmente para você].

fonte: rascunho de um anúncio da métodos marketing.

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Coloca na sua mente que todos os assuntos você convencerá os argumentos como se fosse responder às dúvidas.

Além disso, se você está fazendo uma copy para um cliente? Você deve fazer uma entrevista com seu cliente para saber todos detalhes que precisa para realizar um serviço excelente.

Vou até deixar um artigo importante do blog MKT DB, vale a pena ver esse conteúdo.

Depois disso, você tem script que pode ser montado na hora da sua comunicação para depois:

2 — Elaboração da sua persona

O passo número 01 eliminará o tabu de criação de persona ou público ideal para compra do seu produto/serviço.

Com arsenal de pesquisa e comentário você prepara os assuntos e dúvidas mais quentes e monta uma característica de uma pessoa ideal.

Isso serve para você escrever uma mensagem de vendas para uma pessoa, e isso facilita muito na hora da produção.

Este assunto é muito polêmico, alguns falam sem persona o texto não roda outros dizem ao contrário.

Mas se eu fosse você montava um cliente ideal a base de uma persona, ou seja, você não perderá muito tempo já tem uma pesquisa na sua mão e um script pronto.

3 — Montagem de estrutura 

Você deve definir como será sua estrutura e qual plataforma postar sua campanha: Vídeo, e-mail, páginas da web, anúncios em redes sociais e outros…

  • Todas as comunicações têm que ser estruturadas no mínimo com uma Chamada de título (Headline).
  • Uma introdução de impacto que mostre a solução para público (lead), conteúdo que agite o problema e mostra a solução (estrutura do Conteúdo).
  • Provas que sua comunicação tem valor (prova), depoimentos que quebra objeções (comentários dos clientes), escassez e urgência (cat-out-action ou chamada para ação).

Para cada meio de comunicação tem uma estrutura e você deve saber quais arquiteturas usará na sua copy e falei as mais básicas para você entender…

Modelo A.i.D.A: É um modelo muito conhecido para realizar campanhas de impacto, porque tem a definição de chamar atenção, despertar interesse, provocar desejo e persuadir o público para ação.

Percebo este modelo para campanhas de comunicação rápidas como anuncio no Facebook e YouTube, mas já presenciei em carta de página na web que são mais longas.

Por isso, vale a pena conhecer o método A.I.D.A. ele é muito interessante para fazer suas primeiras campanhas.

Por fim, existem duas estruturas que uso que são os modelos 4 p ‘s (sigla inglês): promessa, imagem, prova, empurrão ou modelo PAS: problema, agitação e  solução.

Existem centenas de estruturas, mas deixarei apenas essas três porque o melhor copy é quando seu texto torna uma comunicação eficiente que converta uma pessoa comum em cliente da forma simples.

Depois que você escolheu a estrutura e escreveu seu texto é a hora…

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04 — Revisão do conteúdo

O processo de revisão de copy vai além de analisar erros gramaticais, ortografia e sim se seu texto está empolgando o cliente a tomar decisão que pretende, ou seja, uma compra ou entrar para um grupo.

Por isso, mostrarei como separo a revisão de texto para ter uma aceitação do público.

Primeira revisão gramatical e ortográfica: faço uma leitura de voz alta do texto e caso eu engasgue? Olho para aquele parágrafo e vejo que está confuso, depois disso, corrijo em ferramentas como: linguagem e LibreOffice.

São ferramentas gratuitas que auxiliam a resolver alguns casos de escrita e pontuação.

Logo após, deixarei em descansando o texto por 24 horas e volto com a cabeça tranquila e faço outra leitura de voz alta, isso é um conselho dos mestres da escrita.

Quando você  termina este processo realiza duas avaliações que serão importantes no processo, a primeira entra no site F.k. para ver quantos foi seu nível de escalabilidade.

É um contador de texto que mostra para que idade seu texto está sendo compreendido.

Ele não tem português, mas vale a pena passar por uma contagem e chegar em uma pontuação razoável.

A segunda dica mostra para uma pessoa que não faz parte do mercado online que lerá como se fosse seu cliente, se ele compreendeu que seu texto despertou o desejo nele? É a hora de publicar.

Ficou confuso? Pede para ele apontar onde não entendeu, sendo assim, você baixa o risco de perder uma campanha.

Por fim, não menos importante, mande seu texto para revisão em uma plataforma como Workana ou 99 freela onde vão encontrar verdadeiros profissionais para arrumar seu texto.

Mas caso você leu de voz alta e está preparado para efetuar o teste? Vai em frente e realize sua campanha.

Dicas de que vale milhões: 

Aconselho que você faça pelo menos três copy para fazer teste A/B para você ter sucesso, assim você tem mais probabilidade de gerar resultados.

Se você não tem ninguém para avaliar seu texto? Efetue um investimento baixo no Facebook ADS ou Google ADS para saber a reação do público, ou seja, será rápido o feedback.

Crie vários formatos de copy como Vídeo, post web, copy para mídias sociais curtas ou longas. 

Estude todos os anúncios que você observar na frente, principalmente aqueles que te impactou e clica no botão que eles convidaram e leia com atenção a próxima página que pode ser vendas ou captura.

Além, as mensagens dos anúncios que aparecem nas suas redes sociais e tiram a sua atenção é a famosa comunicação persuasiva ou copywriting.

Bom, espero que eu tenha ajudado para fazer uma copy rápida e com eficiência porque é assim que desenvolvo meus materiais de copywriting e estão gerando resultados.

Mas antes de terminar este material quero deixar um conselho que existem em todos os lugares, qual é melhor Copy longa ou Curta e minha resposta é aquela que converte.

Copy longa: ela é para produtos que tem que entregar detalhes para uma audiência que talvez seja leiga do assunto.

Como exemplo de mercado financeiros como Empiricus que trabalha para educar pessoas físicas a ser um investidor melhor com base em treinamentos e formulários que mostra uma com portfólio para montar uma carteira…

Mesmo que treinamentos deles de entrada tenham um preço simbólico que não dá para comprar dois combos de McDonald ‘s.

Além disso, ainda tem pessoas com objeções para eles precisarem ter um curso de investir na bolsa.

O que  eles fazem? Mostra argumentos e provas para aquela pessoa que ela deveria estar rica, mas não está cuidando do seu dinheiro e através da comunicação aquele valor parece de graça para um cliente.

Por isso, precisa de um argumento forte e longo e isso serve se você está começando a fazer seu primeiro produto.

Geralmente quando inicio um novo projeto prefiro fazer  comunicação longas para converter um simples observador em cliente.

Para copy curtas: geralmente quando a pessoa não tem muito efeito de objeção e ela conhece o produto como exemplo de produto físico ou treinamento digitais para capacitação como eletricista, maquiadora e outros. 

O que pode fazer é um argumento forte em poucas palavras através de um copy curto e direto, mas devo lembrar que existem muitas campanhas curta e nessa hora você deve ser bem criativo.

Então é isso, espero que você tenha gostado do conteúdo e ajudado no processo de copy porque este processo me ajuda fazer uma campanha completa em uma semana até menos.

Espero seu feedback abaixo nos comentários e caso você ficou confuso deixarei neste link quais são os primeiros passos para estudar copywriting e marketing digital passo a passo, clique aqui e saiba mais.

Até logo!

Anderson Alves.

 

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