A criação de conteúdo para mídias sociais envolve diversos fatores, para que sua mensagem atraia pessoas certas você precisa encontrar seu público-alvo e sua comunicação seja adequada para elas.

Além disso, precisa conhecer a plataforma de mídias sociais que está querendo trabalhar, ou seja, antes de postar algum conteúdo é necessário estudar o ambiente.

Por isso, darei algumas dicas para facilitar sua produção de conteúdo nas mídias sociais e como deve trabalhar eficientemente para atrair pessoas interessadas em se tornar seu cliente.

No artigo mostrarei uma forma de produção de conteúdo para pessoas com um negócio online e precisa ter temas benéficos para sua estratégia de marketing.

A abordagem está alinhada em um propósito, transformar pessoas interessadas no seu nicho e direcionar o caminho para ser um futuro cliente.

Vamos nessa?

 1 – Pesquise seu público-alvo: 

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Em primeiro lugar, para criar excelentes conteúdos você deve entender quem está consumindo, ou seja, conhecer seu público é uma etapa importante que não pode deixar de lado.

Fazer conteúdo por achismos é um tiro no pé e entregará de bandeja seu público para a concorrência.

Para que isso não aconteça você tem que fazer:

  •  Pesquisa e conhecer quais são os assuntos;
  • Quais são as necessidades do seu público;
  • O que eles estão falando no momento;
  • Quais são as dificuldade que precisa de solução;
  • O que sua concorrência está dizendo que pode trazer para eles.

Produza conteúdos que elas precisam ouvir, para facilitar seu trabalho pesquise por ferramentas como: Keyword Tool, Google Ads, Answer the public, Google Trends, para encontrar palavras-chave do momento.

Use estas palavras-chave para fazer perguntas nas caixas dos stories ou no próprio feed de suas redes sociais, para que sua audiência faça suas perguntas que precisam ser solucionadas.

Através das perguntas você tem um arsenal de dificuldade da sua audiência que pode ser transformado em conteúdo para elas, ou seja, criando conteúdo que resolva as necessidades do público. 

É um formato de direcionar seu conteúdo para as pessoas que precisam, criando temas para solucionar problemas e cada vez colocando a você uma autoridade.

2 –  Determine sua mensagem

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 Antes de criar o conteúdo, determine qual é a mensagem que você deseja transmitir e o que você quer que as pessoas tome uma ação.

Por exemplo, qual é sua intenção para aquele determinado conteúdo:

  • Educar sua audiência com alguma receita ou dica?
  • Conteúdo que leva tomar uma ação: comprar, participar de grupos ou transmissão ao vivo, doação?
  • Alertar benefício do seu produto e depois entregar um cupom de desconto?

Defina um foco para seu conteúdo para uma ação que alinhe um foco consistente ao objetivo desejado.

3 – Escolha a mídia social conforme seu perfil:

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Mídias sociais parecem ser iguais, mas têm comportamentos diferentes e regras de comportamento para produção de conteúdos.

Em primeiro lugar, você tem que pesquisar como é sua empresa/serviço e se ela tem o perfil para determinada mídia social.

Temos diversas opções no mercado para entrar, mas precisamos verificar quais as mídias ideais para seu negócio para não perder esforço e credibilidade.

Para facilitar seu serviço, faça uma lista de mídias sociais e cadastre como um usuário e consuma por alguns dias a plataforma.

Esse método é eficiente para não gastar energia e tempo para montar excelente conteúdo.

Além disso, você deve escolher quais são as mídias que estará presente para entregar conteúdo de valor.

Os erros que todos cometem é instalar seus negócios em todas as mídias sociais que existem e não da conta na entrega, ou seja, defina 03 que estará ativa diariamente para sua audiência.

 4 –  Crie conteúdo criativo: 

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Para se destacar da concorrência você não precisa investir em melhores equipamentos, apenas ser criativo que tem nas mãos.

As próprias mídias sociais disponibilizam ferramentas para editar fotos e vídeos sem ser profissional.

Aposte nos conteúdos de imagem como, vídeos, áudio, fotos e GIFS são eficientes para ser lembrado por sua audiência.

Em contrapartida, não esqueça do texto, ele ainda é eficiente para as pessoas ficarem alerta para saber mais.

Faça um banco de dados de criativo, tire registros de tela ou salve todos os conteúdos que achou legal e inspire para criar o seu, mas cuidado com os plágios.

As pessoas tendem a se lembrar melhor de conteúdo visual, como imagens e vídeos.

Reúna todos os métodos e implemente-os em sua estratégia para que seu conteúdo seja benéfico. 

5 –  Utilize interação com seu público: 

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As mídias sociais são dinâmicas e seu conteúdo deve ter um contato pessoal com seu público.

Evite conteúdo genérico como mensagens de jornalístico, ou seja, use linguagem semelhantes às do dia a dia.

Seja você para trazer transparência e um contato humano envolvendo sua audiência com o tema.

Além disso, inclua sua audiência efetuando perguntas no conteúdo e tire todas as dúvidas que aparecerem e incentive a participação. 

6 – Análise e ajuste: use as métricas a seu favor: 

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Depois de cada conteúdo publicado, analise o desempenho com a interação da sua audiência.

Todas as mídias sociais têm ferramentas que monitoram o engajamento da audiência com seu conteúdo.

Sempre que for preciso, reaproveite o conteúdo editado para ficar ativo na mídia social para aumentar o alcance e adapte sua abordagem para obter melhores resultados a longo prazo.

Além disso, sempre abra uma conta de perfil profissional nas mídias sociais para ter acesso às ferramentas que monitoram o desenvolvimento e interação do seu conteúdo.

 7 – Distribuição de conteúdo

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Uma dica importante é fazer um conteúdo que pode ser adaptado para todos os lugares de mídias sociais.

Para que isso funcione, crie um roteiro grande e transforme ele em um conteúdo no YouTube.

Depois você pode fazer cortes nas partes interessantes e distribuir para reels, stories e post das suas mídias sociais.

Além disso, faça resumo do texto postando no seu feed de mídias sociais, ou seja, você constrói um tema longo e pode quebrar em partes interessantes em lugares de curta-metragem.

Através da estratégia você gasta menos energia compartilhando único conteúdo em várias plataformas de mídias sociais.

8 – tenha um calendário de publicação

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Seja constante com sua publicação definindo como será sua entrega de conteúdo na semana.

Organize sua gestão de conteúdo definindo metas e temas, mídias sociais são dinâmicas e sua presença precisa estar ativa, senão perderá engajamento.

Não pense que um conteúdo publicado hoje e outro na próxima semana trará resultados, a eficiência ativa do seu conteúdo diariamente trará sucesso em seu negócio.

Por isso, pesquise os temas relacionados na semana, tire um tempo para efetuar a produção e revisão.

No longo da semana apenas publica e monitora a interação do conteúdo com sua audiência.

Notas finais

Criação de conteúdo para mídias sociais não é simples e requer esforço, por isso você precisa estar sempre ligado na tendência para destacar da sua audiência.

Para facilitar o seu tempo e fazer conteúdos benéficos você precisa seguir os 

08 passos importantes;

1 – Pesquise seu público-alvo: 

2 – Determine sua mensagem

3 – Escolha a mídia social conforme seu perfil:

4 – Crie conteúdo criativo: 

5 – Utilize interação com seu público: 

6 – Análise e ajuste: use as métricas a seu favor: 

7 – Distribuição de conteúdo

8 – tenha um calendário de publicação

Seguindo os 08 passos terá excelente produção de conteúdo para sua empresa/serviço e uma audiência que futuramente poderá se transformar em cliente. 

Por fim, se está querendo aprofundar sua estratégia e saber mais como fazer uma estratégia eficiente de conteúdo? Aconselho fazer um estudo do livro de Rafael Rez: Marketing de conteúdo, a nova moeda do século XXI.

Até logo!

Anderson Alves

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