Habilidade para mostrar seu trabalho não vem apenas com dom como muitos costumam dizer, mas precisa um pouco de foco para conseguir vivenciar esta prática.

Acredito que todos sonham estar numa posição de cargo superior ou uma autoridade naquilo que fazem, mas não sabem por onde iniciar a ser uma pessoa com multidões de seguidores.

Em contrapartida, alguns relatam que para ter um posicionamento você precisa ter sorte de alguém te encontrar e colocar na sua sonhada posição.

Até concordo sobre este argumento, mas uma pergunta de ouro: se está pessoas de sorte estão preparadas para tudo?

Será quando tiver alguma incerteza, está disposta para resolver o caos?

Estão com os pés firmes para sobreviver a qualquer volatilidade do mundo que estão vivendo e reerguer caso caiam?

Sobre isso que estou querendo mostrar para você olhar para um novo caminho que considero difícil e com esforço para ter uma base interna para construir um posicionamento estrutural.

Ou seja, mostrando o seu trabalho e as habilidades para o público que quer atingir sem ficar esperando de braço cruzado.

Como você pode ter seu posicionamento?

A resposta é simples: mostrando o seu trabalho…

Por isso, mostrarei na prática o que aprendi com um livro de Austin Kleon, mas adianto que não é uma resenha e sim são boas lições de vida para que você tenha resultado…

Reutilizei os capítulos do livro para mostrar na prática como você pode conquistar tão sonhado cargo ou ser referência no seu nicho sem ficar esperando que alguém olhe para você e observe o seu currículo. 

Como uma citação importante do livro que fez refletir o meu modo de mostrar o trabalho: os recrutadores de hoje não contrata apenas pela sua graduação e experiência curriculares, estão analisando qual trabalho que publicou na internet que deu resultados na prática. 

Seja você empreendedor, funcionário, digital, influencie ou artista, este estudo abre olhos para ter um rumo certo na carreira e tenha excelente resultado que tanto procura. 

1 – você não tem que  ser um gênio

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Já parou para pensar quantas vezes que sentiu que não está preparado para conquistar seus sonhos?

Confesso que já fui do grupo de adiar sonhos porque não me sentia preparado e escondia em mais um curso preparatório.

Não estou dizendo que aprendizagem é ruim, mas você precisa encarar novos desafios mesmo com medo.

Nenhum estudo teórico não  mostrará completo as dificuldades, na prática, ou seja, tem que sentir o presente e aprender a tomar decisão através de ferramentas que aprendeu.

Agora, pausaremos a leitura por alguns segundos para fazer um exercício anotando algumas pequenas atitudes que foram desafiadoras na sua vida que tomou o rumo para seu sucesso…

Qual foi a execução que realizou sem preparo que teve resultados? Ex: Pode ser uma palestra ou serviço de última hora que saiu bem.

  • Quais foram as ideias que colocou em ação de última hora  que deram caminho benéfico para seu trabalho?
  • Quais estratégias que você deu aquele jeitinho feito é melhor que perfeito que foram melhores que planejado?

Confesso que foram muitas…

Além disso, preparar demais pode ser um erro que todos os iniciantes fazem, ou seja, aprende 80% de ação e 20% de aprendizagem teórica.

Já ouviu falar de excesso de ensino? 

Tudo que consome na sua vida demais pode ter efeito colateral e o estudo acumulado sem aplicação? Terá uma síndrome de não estar preparado para nada.

#ficaadica;)

Em contrapartida, o autor relata como ser um armador é uma coisa boa para alcançar o posicionamento, porque se você está apenas iniciando e sabe do que está efetuando, terá empatia com uma tribo.

Procurar pela perfeição no início de carreira sem ter provas para mostrar para seu público é um erro grave porque está apenas copiando o que seu guru faz.

Por isso, respire fundo, organize seu banco de ideias e faça nascer sua própria voz. 

Seja você mesmo com suas imperfeições, no decorrer do tempo seu posicionamento melhora por trabalho constante.

Pessoas querem se conectar com pessoas e não uma empresa ou palestrante que parece ler o que está falando.

Existe uma famosa frase: Se você não tiver vergonha do seu trabalho passado, é porque você não está fazendo um serviço bem feito agora.

Os amadores podem não ter o aprendizado formal, porém estão dispostos a aprender, e fazem isso às claras, de modo que outras pessoas possam aprender com seus fracassos e sucessos. (Austin Kleon).

2: PENSE EM PROCESSO, NÃO PRODUTO 

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Temos um hábito de querer entregar apenas o produto final para o nosso público.

Costumo dizer que fui uma pessoa que apenas entregava em detalhes o meu trabalho em algum conteúdo nas redes sociais, como exemplo: às 07 dicas para ganhar dinheiro no Facebook.

As pessoas estão querendo ganhar dinheiro e enlouquece para saber qual é a fórmula mágica para processo, mas usando este método é igual fazer um livro de passos a passo que não leva a lugar nenhum.

Sabemos que mesmo organizado nosso processo é uma bagunça e isso que devemos compartilhar com público.

Eles estão querendo saber como o dia a dia nosso está sendo executado, é melhor que aqueles conteúdos que estão mostrando resumo do trabalho.

Lembre-se que o processo de qualquer produto e serviço é a parte empolgante do trabalho e a entrega final são as recompensas do esforço que fez para chegar no destino.

Procure mostrar o seu bastidor nas redes sociais, como foi o dia do processo e conversar com sua audiência.

Neste ano terminei um produto de desenvolvimento pessoal para tímidos que compartilhei todo o processo de pesquisa, conteúdo, design e vendas que teve empatia com o público de marketing.

Além disso, não é conselho apenas para empreendedores, você que é funcionário pode resumir seu trabalho e compartilhar para público, temos mídias sociais para todos os gostos como Facebook, YouTube, LinkedIn, Instagram e outros.

Apenas identifique qual é a maneira de expressar o seu trabalho contando como você está executando um bom serviço, mostrando o seu posicionamento.

Como pesquisou, analisou, efetuou e  vendeu, é assim que funciona a nova regras dos jogos que destaca da concorrência.

#pensenoprocesso

3: COMPARTILHE UM POUCO TODOS OS DIAS 

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Se você é um digital influencer, sabe muito bem que seu trabalho é mostrar a sua vida pessoal para sua audiência.

Mas cuidado com quem não está procurando o mundo célebre…

Meu trabalho é pesquisar muito o mercado e estou conectado em todas as redes sociais que existem no mundo para saber o comportamento humano.

O que encontro frequentemente são profissionais fazendo dancinhas ou mostrando o que comeu para audiência que quer saber como fazer imposto de renda.

Compartilhar o seu dia é vender o seu trabalho de como está a sua agenda e qual é próximo passo que executará no seu trabalho.

Isso é posicionamento, mas são as maneiras de efetuar e compartilhar para seu público.

Não estou aqui para dizer o que deve ou não postar, mas aconselhar quais são as mídias e lugares que deve fazer.

Ninguém no LinkedIn quer ver você correndo na esteira, exceto se você é um personal trainer, caso não seja?

 Encontre outra mídia como Instagram ou tiktok para postar sua rotina.

Por isso, deixo claro que preste atenção no que deve postar e onde publicar.

Seja cuidadoso, mostre seu trabalho e sua rotina diária com cuidado que não prejudique o seu posicionamento.

#cuidadasuaimagem  #useseusstory

4: ABRA SEU GABINETE DE CURIOSIDADES 

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Existe uma metáfora clássica no mundo corporativo: quando você ensina suas habilidades, abre novas oportunidades para aprender mais e restabelecer o seu conhecimento.

E faz sentido, lembro quando ainda estava na faculdade um grupo de alunos gabava dos seus anos de experiência como encarregados e dizia que o curso de administração levaria para patamar da gerência.

O professor parou o que estava fazendo e perguntou para eles se tudo o que sabia, ensinava para seus liderados.

A resposta foi simples, não…

Muitos têm medo de mostrar o que sabem por medo de perder o cargo, mas está cego devido à proteção  e esquece das oportunidades que tem à frente para eles.

Ou seja, ensinar o que se sabe não é entregar o pote de ouro para outra pessoa e sim aprender novas oportunidades e está disponível para o próximo cargo futuro.

Como o professor apresentou esta lógica em seguida perguntou quantos anos os alunos estavam no mesmo cargo se contentando com aumento salarial. 

Quase todos responderam uma média de 12 anos acima na mesma função, e o professor naturalmente fez uma nova pergunta: quantas oportunidades para vaga de gerência teve nesses anos?

Todos ficaram com um olhar meio tenso, mas o professor completou o que queria mostrar para os alunos.

Anos de experiência no mesmo setor  é uma métrica de vaidade que alimenta seu ego, se você passou mais de 10 anos na mesma função algo está errado com você.

O principal erro é a escassez de conhecimento para sua equipe, por isso, pratique compartilhar sua informação para agarrar novas oportunidades.

Muitas vezes os superiores acham que você é uma pessoa com perfil ideal para exercer uma função, mas não te promove por falta de opção de substituir você do cargo.

Agora, pare para pensar que você não é tão bom assim na sua função como imagina…

Para o mundo dos negócios online é a mesma função, compartilhamento de informação para sua audiência é um grande benefício para sua carreira.

Os seus clientes vão ver o seu processo e vão fazer perguntas,  através delas terá algumas ideias de inovação para seus produtos, ou seja, eles que estão fazendo o produto para você e apenas está organizando conforme o pedido.

Não esqueça de compartilhar suas ideias em um networking, é uma forma inteligente para conseguir insight significante  e rumo para seu processo.

#compatilhe-se

5: CONTE BOAS HISTÓRIAS 

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Para quem segue meus posts no Instagram,  sabe que sou o maior defensor de boas histórias para vender qualquer serviço e produto.

Quantas vezes você comprou um produto devido à sua série preferida, ou consumiu porque seu cantor ou atleta estava dando uma entrevista nas mídias sociais usando uma marca?

O motivo da história que ela conecta em nossa mente e não perdemos a lembrança tão cedo.

Agora, quero fazer outro exercício básico, qual foi a marca de camiseta que você comprou que teve aquela sensação de prazer de ter comprado?

  • Por que ela te deu prazer?
  • Quem você viu usando uma igual?
  • De onde você ouviu falar a primeira vez  sobre a camisa?

Pare por alguns segundos, você perceberá que se conectou com uma história sobre o produto e como a jornada que você teve até conseguir comprar ele teve uma conexão histórica.

O  mercado sabe disso a anos, e está fazendo a todo momento as persuasão para conectar os produtos com clientes através de anúncios com história.

  • Quantos celulares existem no mundo e se fosse para você escolher de presente seria a Apple?
  • Tantas marcas famosas de tênis para basquete, mas se fosse para você escolher teria certeza que seria o Air Jordan da Nike?
  • Na janta de domingo você pede pizza para sua família e o refresco para consumir seria Coca-Cola?

Tenho quase certeza que você responderia sim… 

Além dos produtos serem bons, eles têm uma conexão familiar a mais com nossos sentimentos, que significa uma história que marcou a nossa vida.

Nossa mente tem a função de facilitar a nossa vida filtrando lembranças e prazeres bons que trazem com clareza as histórias.

Em qualquer lugar, você pode efetuar um bom uso da história, trabalho, palestra e  conteúdos para web.

Para facilitar o seu aprendizado leia  o livro storytelling de CARMINE GALLO, um excelente livro para aprender a montar uma história impactante.

#conteboashistoria 😉

6: ENSINE O QUE VOCÊ SABE 

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Não ensine que acabou de aprender, efetue na prática e depois ensina os resultados mostrando provas reais. (Anderson Alves) 😉

Você deve está cansado de ver vários gurus falsos na internet ensinando como ganhar dinheiro ou como ser milionário com bitcoin mostrando etapas na teoria copiando o livro de expert.

Não tenho nada contra com novos gurus que não mostram resultados, mas quero aconselhar que ninguém vai acreditar em seu método sem você arriscar sua própria pele, ou seja, mostrando os resultados.

Por isso, compartilhe o que sabe fazer, mesmo que seja simples, mas efetua com sinceridade com seu público.

Por exemplo, no meu caso sou redator de conteúdo e que mostro na prática como você entrou no Google realizou a pergunta e a resposta foi o meu artigo que está clicando.

Posso mostrar para a audiência, como fazer um artigo que chame atenção e apareça na primeira página de busca do Google e ainda converta o leitor em futuro cliente. 

Bom, não preciso falar muito que este artigo pode trazer um grande relacionamento entre nós no futuro, certo?

Se você está lendo este material até aqui, é porque estou fazendo um trabalho benéfico.

Portanto, quero que você tenha na sua mente mostrar o que sabe fazer na prática porque na teoria o YouTube está cheio de gurus com óculos sem grau…

#sejasimles #sejavocê #mostrequesabefazer

7: NÃO SE TORNE SPAM HUMANO 

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Para ter um bom posicionamento você precisa evitar o máximo possível, não cansar sua audiência.

Fazer conteúdo na internet ou mandar e-mail para seu público não é fazer propagandas todo momento de vender, vender, vender e vender.

Você tem que trazer benefícios para sua audiência, ou seja, trazer conteúdos indiretos que o cliente esteja tão satisfeito que dirá se este conteúdo me ajudou gratuitamente, imagine a versão paga, entendeu?

As mídias sociais, blogs  e  e-mail são feitos para trazer 80% de informação e 20% de oferta do seu produto, é clássico quanto mais você ensina sua audiência ela guia no rumo do seu produto sem você pedir, compre o produto.

Estou dando exemplo próprio neste artigo, não venderei nada direto, mas em todos quantos do meu blog tem um produto que pode se beneficiar com informações gratuitas e um botão de venda sem eu estar te atrapalhando.

Não estou sendo spam humano, e afastando você daqui, ou seja, o poder está nas suas mãos, apenas você compra o que está precisando e não o que estou querendo.

Outra maneira de evitar ser spam humano é não comentar como hater na publicação dos seus concorrentes, mas isso é chato.

Por isso, evite ficar com conversas calorosas e tenha o máximo de empatia com o público e corra de discussões.

#nãosejaspamhumano

8: APRENDA A APANHAR 

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O melhor ensino que ganhei foi a arte de usar as críticas para fortalecer meu  trabalho.

Já cansei de deixar o projeto pela metade devido à primeira crítica…

Logo após muitas frustrações, aprendi com a vida e os livros  que os julgamentos são apenas ruídos e para quem sabe usar ele como fortalecimento?

 Crescerá com seu projeto e terá novas ideias.

Se parar para pensar, as pessoas que nos criticam são as melhores fontes para nosso sucesso.

São elas que trazem os erros do seu trabalho, sem precisar gastar com consultoria.

Ou seja, trabalhando para você 24 horas de graças.

Além disso, se você usar as críticas como combustível e não como bullying, verá uma grande oportunidade para sucesso.

 Mas isso você deve mentalizar que precisa saber viver 

  • Sob pressão;
  •  Encarar as críticas como oportunidade;
  •  Jamais desistir;
  •  Mesmo que seja a pior humilhação.

Aprenda a apanhar para dar o nocaute final.

#deixaoshatertrabalharparavoce 😉

9: VENDA-SE 

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Confesso que quando entrei no marketing digital eu tinha medo dessa palavra, vender meu serviço.

Por motivo de não saber a dar valor no meu trabalho naturalmente eu fazia o processo gratuito, e já sabe se fez uma vez fará direto.

Por isso, procurei o marketing e vendas para aprender como fazer uma venda de produto ou serviço que estava trabalhando e comecei a criar  hábitos.

Explicar como funciona o material x, y, z como tutorial é uma coisa, mas colocar a mão na massa é outra, aí você deve cobrar o valor do seu serviço.

O motivo importante é mostrar na prática como faz, entra um conteúdo nas mídias sociais e se quiser saber mais, contrata seu serviço ou compra seu curso.

Isso também serve para você que está em cargos corporativos, vender seu serviço através de uma entrevista ou palestra traz muito benefícios para seu valor de mercado.

Para que isso funcione, tenta aprender mais sobre comunicação de vendas, copywriting, storytelling e começa a praticar os seus discursos através de roteiros que venda sua ideia para seu público alvo.

Vender não é pecado e se você não fazer seu concorrente fará.

Se quer saber mais sobre o assunto? Clique no link de um vídeo que mostra o passo a passo como fazer vendas para seu produto na internet.

#venda-se

10: FIQUE POR PERTO 

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Para finalizar o conteúdo quero deixar um conselho de ouro, nunca desista do seu sonho ou do seu projeto.

A vida é repleta de volatilidade mesmo estando apenas de braço cruzado e imagine quando estamos no projeto.

Na data que eu edito este artigo, faz três anos que estou no marketing digital, efetuando vários projetos e muitos deles foram sem sucesso.

Vi diante dos meus olhos meu negócio ir de água para baixo na pandemia e voltei à estaca zero.

O motivo é que apenas vendia meus produtos na internet de forma orgânica através da estratégia S.E.O.

Apenas fazia um super conteúdo no blog,  publicava post na internet e trazia uma fonte de tráfego sem pagar um real apenas com meu tempo fazendo conteúdo diário.

Um ano antes da pandemia, as mídias sociais como Facebook e Instagram estavam limitando o alcance de postagens e incentivava os usuários a fazer anúncios.

Chegou o lockdown, o povo começou a explorar o mundo virtual, fazendo um avanço de limitação de alcance e aumento de CPL nos anúncios.

Sem falar que perdi duas contas principais na empresa, que violei as políticas de privacidade do usuário que até hoje não sei que eles não gostaram.

Mas mesmo assim estou aqui, não desisti, porque tenho um propósito que desde início queria para mim era um território que eu pudesse expressar minhas ideias sem ninguém me bloquear.

Mídias sociais são ótimas, mas são descartáveis, então tenha uma fonte fixa como blog para não perder seu serviço é lugar mais privado que tem com sua audiência.

Portanto, tenha em mente que todos os processos têm seu momento que não pode desistir.

#nuncadesistadoseusonhos

O que fazer agora?

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Bom, queria apenas mostrar alguns ensinamentos do estudo do livro que mostrem seu trabalho para usar nos seus negócios e ter um posicionamento.

Por isso, quero que saiba que este modelo se fortalecerá nos seus negócios se começar a usar na prática.

 Como eu disse antes, eu apliquei primeiro no meu serviço para depois inserir no blog e se quer fazer a leitura do livro o link está aqui.

E falando em blog, como eu disse antes, se não fosse ele eu teria saído completamente do ar, mas ele me salvou com as ideias para o público.

Se não fosse o blog, meu serviço teria saído do ar e teria desistido, mas aprendi desde o começo como fazer uma estrutura sólida na internet  e que trabalhe 24 horas para mim sem precisar ficar presente.

Se você é um iniciante e quer começar a mostrar o seu trabalho montando uma estrutura online totalmente do zero? 

Aconselho a ver esse conteúdo de vídeo de alguns minutos que entregará um rumo na sua vida, clique aqui e veja a aula.

P.S: Para você que está com pouca grana e quer começar uma estrutura básica do zero sem investimento?

Quero convidar para fazer meu treinamento online gratuito com apenas 04 aulas, aprenderá colocar uma estrutura no ar em apenas uma semana. Clique aqui e saiba mais.

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