Olá tudo bem? O tema marketing digital para iniciantes: aprenda de forma descomplicada, é falar sobre uma maneira totalmente fácil e diferente como você nunca viu.
O marketing digital é uma estratégia para segmentar seus negócios através da internet, mas como tal tem a função de divulgar o seu produto ou serviço em mídias sociais.
Com anúncios pagos, SEO e todos os meios de comunicação que seguem uma estratégia de marketing.
O blog Métodos Marketing de Conteúdo vem trazendo cada vez mais conteúdos descomplicados para te ajudar, mas por toda informação fornecida no mercado, é possível que se tenha dúvidas.
E muitas delas estão inseridas no que realmente significa marketing digital, por isso que estou trazendo estratégias para informar e acima de tudo utilizar em seus negócios.
Alavancando qualquer tipo de segmento.
Vou explicar nesse artigo, uma forma para que iniciantes entendam como funciona as principais estratégias.
Quem sou eu?
Sou Anderson Alves, empreendedor digital no ramo de afiliados.
Trabalho especificadamente com vendas de produtos digitais utilizando a estratégia de marketing digital.
É por isso que estou fazendo este conteúdo para pessoas iniciantes entenderem como este mercado realmente funciona.
Marketing Digital: A História.
Para saber o que realmente é o marketing digital, você tem de saber dos pilares do marketing e o que realmente significa marketing.
- 1.0 – Quando somente se fabricava o produto, sem muita descrição, e as pessoas compravam.
- 2.0 – As empresas iniciaram a descrição do produto para seus clientes, dando uma atenção maior a isso.
- 3.0 – O cliente começou a ter mais opções e as empresas iniciaram um vínculo de relacionamento de valor.
- 4.0 – Vem a Era Digital, com pessoas cada vez mais exigentes que têm mais aproximação com a marca e também têm acesso fácil à concorrência.
O marketing digital é mais um elemento de estratégia mercadológica, mas que faz a função de alavancar e ajudar uma organização a gerar melhorias e ganhar retorno financeiro.
Através da Comunicação e Publicidade
Não há a data especifica para quando surgiu o marketing digital, mas ele segue o mesmo caminho de nascimento que a internet, no final da década de 1980 e início de 1990.
Estratégia de Marketing Digital
Veja abaixo alguns termos do marketing digital que serão muito úteis para o seu aprendizado e desenvolvimento.
- Produto ou serviço: elemento chave é aquilo que você vai trabalhar e gerar retorno financeiro;
- Praça: local para definir o seu negócio;
- Preço: valor e dinheiro do seu produto e serviço;
- Promoção: são a divulgação do produto, a forma de promover e mostrar para pessoas;
- Pessoas: quais são as pessoas que vão atingir através do seu produto;
- Posicionamento: aonde você entregou divulgou seu produto;
- Performance: o poder do funcionamento de sua estratégia.
Além disso, o que estou mostrando é que o marketing digital é uma estratégia atualizada do marketing tradicional.
Em outras Palavras , é mais um recurso para que a empresa faça melhorias em seus negócios.
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Principais Estratégias do Marketing Digital
Veja abaixo algumas formas de se comunicar com os clientes e realizar o marketing digital.
- E-mail;
- Mídias sociais;
- Sites de buscas;
- Anúncio;
- SEO;
- Marketing de Conteúdo;
- Marketing de Relacionamento
- Inbound Marketing.
No entanto, todas essas plataformas de livre acesso à internet são elementos fundamentais para a estratégia de marketing digital.
O Que Segmentar no Marketing Digital ?
Vamos voltar um pouco no tempo: como era a nosso meio de comunicação no passado? Normalmente, era através de cartas e telefone.
Somente se sabia de algo inovador através da televisão ou do rádio.
Quem nunca se lembra quando nós ouvíamos ou assistíamos algum comercial de algum produto?
Quantas empresas de grande porte já anunciaram na televisão ou no radio os seus principais produtos?
Porém, podemos dizer que somente ficou no mercado atualizado quem inovou, se adaptou e gerou valor para as pessoas de verdade.
Na atualidade, temos a grande internet, no entanto podemos ter várias informações e opções para consumir algo que necessitamos.
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Método de Marketing: Sequência Fundamental do Tradicional para o Digital
Vejamos que antes nós tínhamos somente a TV e o rádio para saber as novidades.
Que somente apareciam produto de empresas grandes e famosas, sem muita opção.
E muitas vezes, quando se entrava em algum mercado ou em uma loja de eletrônicos, o produto não seguia o padrão que foi indicado nos canais que assistia.
Porque se a TV passava aquele comercial no horário nobre, é porque aquele produto era o melhor, e as pessoas compravam de forma impulsiva seguindo esse pensamento.
Hoje a estratégia mudou.
Empresas de pequeno porte estão batendo lado-a-lado com as famosas.
Por que?
Com os anúncios na internet, os canais de transmissão são muito mais baratos e as pessoas estão mais conectadas.
Principalmente pelo avanço do celular e do wi-fi, pelo o custo barato de acesso à internet com as operadoras.
No entanto,tudo isso facilitou a vida dos consumidores que estão cada vez próximos da marca e dos produtos.
Marketing Digital e Seu Papel Para os Negócios
Vejamos bem, toda empresa tem que estar se atualizando cada vez com as melhores tendências do mercado.
Portanto, cada vez mais tem que saber quais são as melhores estratégias, para inserir em seus negócios.
Assim, o marketing digital parece ser bem claro com sua metodologia, mas ao mesmo tempo é bastante amplo.
Por exemplo, existem a cada dia mais estratégias novas no mercado e acabamos nos perdendo entre quais podemos utilizar.
Muitas vezes por falta de planejamento, a empresa acaba se enrolando e não desenvolvendo bem seus negócios por utilizar um excesso de ferramentas de marketing.
Conceitos de Marketing Digital Para iniciantes
No título do texto, já deixei bem claro: aprenda de forma descomplicada a alavancar seus negócios, gerando resultados.
Minha preocupação, é que todos confundem marketing digital com um serviço qualquer ou diferente do marketing tradicional.
Mas não bem assim.
Por exemplo, São métodos utilizados no marketing para que se possa utilizar as estratégias no meio organizacional.
Tudo que engloba a área de marketing e que possa atribuir resultados, em algum produto e serviço.
Antes a empresa fabricava o produto e colocava nas vitrines para as pessoas comprarem, no entanto o acesso à informação era mínimo por não ter uma visão que temos hoje.
Era diferente.
Durante muito tempo isso foi assim, mas começou a mudar com o nascimento da internet.
Logo depois veio a criação do Google para iniciar o avanço tecnológico que gerou melhorias para pessoas e empresas.
Evolução do Marketing Digital
Vou ser bastante breve, para que não haja muita teoria que possa confundir os conceitos.
A evolução do marketing é dividida em 4 etapas e todas estão interligadas.
- 1.0 – Foco no produto, somente para vender;
- 2.0 – Produto e cliente;
- 3.0 – Visão e valores;
- 4.0 – Aumento de desejo da marca, aproximar mais o cliente.
Toda esta evolução é baseada na mudança global das empresas, mas quem não se atualiza e não conquista seu cliente através da fidelização e melhoria dos produtos, vai ficando para trás.
Marketing Digital para iniciantes na Prática
A intenção do marketing digital, é seguir as estratégias que já existem no marketing.
Atrair as pessoas, ter um relacionamento e autoridade da marca, mas através do meio de comunicação novo: a internet.
Vejamos exemplo de estratégia de marketing digital para iniciantes.
Estou abrindo um negócio de artesanato.
Primeiro tenho que saber se as pessoas vão comprar o produto.
Não adianta fazer e ninguém querer.
O foco tem que ser do produto com as pessoas.
Por isso, temos alguns métodos a seguir.
- Produto: saber quais é o custo, identidade, processo, matéria prima, fornecedor, qualidade, entrega e realização do processo.
- Preço: definir quais são seus gastos e como vai cobrar.
- Praça: qual é localização mais adequada para pessoas encontrarem meu produto?
- Promoção: como vai promover, divulgar as principais estratégias do seu produto.
Princípios Básicos do Marketing Digital para iniciantes
Algumas ferramentas foram sendo implementadas para aproximar o produto do cliente, e cada vez vai se atualizando.
São uma série de formas que são utilizadas para cada estratégia, mas seu intuito é pegar firme no marketing digital, você tem que acostumar com cada elemento abaixo.
- Personas: pessoa semi – fictícia que você elabora para seu negócio, de forma similar a um cliente típico.
- Lead: é uma pessoa que está prestes conhecer seu produto ou já conhece e ainda não sabe que tem aquele desejo e pode ser futuramente seu cliente.
- CRM – Customer Relationship Management: sistema de gerenciamento de relacionamento e oportunidades para atrair clientes.
- Landing :Page página de captura, quando um suposto lead deixa seu contato através de uma entrega de conteúdo bônus.
- SEO: Search Engine Optimization mecanicanismo de otimização de busca.
- CMS: sistema de gestão de conteúdo.
- Funil de vendas: onde, através de uma oferta, você traz seu futuro cliente para perto, fazendo-o avançar no processo de vendas.
- CTA: chamadas para ação, quando você faz algum tipo de estratégia ou conteúdo direcionado à pessoa para que ela logo compre.
- Fluxo de nutrição: automação de processo para seguir seu cliente através do e-mail, para chegar ao seu ponto de objetivo.
Aqui entra umas palavras meio complicadas, que são:
· Inbound Marketing: atração do seu produto para pessoas, aonde elas vão encontrar se conectar.
- Marketing de conteúdo: são conteúdo educativo que faz você trazer algo de enriquecer o conhecimento das pessoas que faça a comprar.
Por isso quero indicar um artigo da Rockcontent
Onde Posso Fazer Algum Conteúdo Para Pessoas ?
Esses são os principais lugares que você pode atrair as pessoas e oferecer conteúdo.
Muitas vezes até no contato do Whatsapp ou no Telegram, podemos disponibilizar conteúdo para o público.
Dependo qual é o seu serviço você pode utilizar este métodos com as estratégia.
Como Consigo Atrair Atenção Para Meu Negócio?
Por exemplo, uma etapa desafiadora é como você vai mostrar seu produto para os clientes.
Para fazer esta etapa de geração de trafego de pessoas a olhar para seu negócio, são duas formas.
Marketing de Afiliados
Aqui entra uma parte que falo no blog.
Porque este tipo de profissional que faz todas esta parte de estratégia funciona, que tem todos este conceito em seu serviço.
Vamos para mais um exemplo.
Continuamos com o negócio de artesanato, mas você precisa vender e atrair pessoas para seu produto.
Não sabe aonde, como iniciar e onde vai divulgar o produto, e precisa de alguém para fazer esta venda .
Por isso, existem sites de plataforma de hospedagem que pode fazer este tipo de serviço, e pessoas que trabalham como afiliados vendem para você.
Cada venda gera uma determinada comissão.
Eu tenho um artigo e treinamentos, que fala de um jeito bem simplificado como funciona um afiliado, vale a pena conferir.
Descomplicando o Marketing Digital para iniciantes
Este resumo é da seguinte forma, você tem um produto e quer abrir um negócio.
Além disso , você precisa de saber o público que quer atingir e mostrar para ele que você existe no mercado.
Assim você pode utilizar qualquer sequencia de ferramenta do marketing digital.
Como projeção de conteúdo até ferramentas de analise, e como está seguindo seu negócio.
Em outras palavras, você pode elaborar seu produto ou serviço de maneira planejada.
Sendo um produto físico ou digital (infoproduto).
E que tem vários setores que pode trabalhar em cima da estratégia, como um dono de um produto ou um revendedor (afiliado).
Meu foco é trazer de várias informações para que você entenda sobre o que se trata, mas não somente trazer um números de teorias para ficar perdido.
Porque trazendo todos estes meus estudos seria uma forma complicada de entender e não de descomplicar.
É por isso que deixei de forma clara, para que você entenda que este elemento é uma ferramenta de marketing.
Qual é a Importância do Marketing Digital Para iniciantes em seus Negócios
Em outras palavras, vou falar de forma mais simples, sem utilizar a ferramenta de marketing digital o seu serviço e seu produto vai ficar no 0x0 ou não sair daquele lugar.
Por que?
Se sua empresa não está onde as pessoas estão, o seu concorrente está.
Até a senhorinha que faz o bolo de aniversario, já está ligada que tirar uma foto do seu serviço e mostrar o seu contato é o melhor meio de comunicação, então você não pode ficar de fora.
Consideração Finais
Em conclusão, Quero saber se ficou claro para você este resumo sobre o marketing digital para inciantes, que realmente estudei muito para falar uma linguagem para pessoas iniciantes compreenderem.
Mas claro que com um simples artigo e alguns livros você não vai já estar experiente.
E também sei que muitos querem saber uma forma completa e rápida de fazer as coisas.
Bom, para indicação quero que você veja este treinamento de marketing digital que é realmente completo e te ensina passo-a-passo as verdadeiras estratégia e como montar cada estrutura.
É o melhor do mercado nacional de forma de educação de negócio.
Vale a pena conferir.
Bom, estou ficando por aqui, espero ter ajudado, mas eu faço um grande pedido, faça um comentário e me siga nas mídias sociais, para estar conectado e ver todos os meus conteúdos que entrego diariamente.
Logo mais estarei trazendo conteúdos para você de alto valor.
Além disso , Confira meus e-books gratuitos que estão no blog, tenho um treinamento gratuito para afiliados que está sendo um grande resultado para quem busca um empreendimento.
Entre em contato no meu Whatsapp para mais informações, e ganhe uma mentoria gratuita. Estamos sempre abrindo uma consultoria todas as segundas-feiras.
Até logo.
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