Antes de tudo, para não deixar o conteúdo chato e igual a outros que você vê por aí, com termos técnicos, quero deixar uma definição de Copywriting e Copywriter em minhas palavras.

Copywriting: não tem uma tradução para o português, mas, resumindo, é o nome dado para um texto original que reforça um termo específico com o intuito de atrair o leitor, despertar interesse, resolver problemas através de um produto ou serviço e trazer clareza.

Copywriter: assim é chamado o profissional que trabalha para fazer uma comunicação persuasiva e tem o dever de fazer um trabalho para persuadir pessoas em certo sentido.

Lembrando que este termos são bem conhecidos para redatores publicitários, e os profissionais do marketing usam tais elementos para fazer algumas estratégias de negócios.

Portanto, Não é novidade que o copywriting é uma ferramenta muito poderosa e que você precisa dela para gerar resultados nos seus negócios.

Um elemento para uma estratégia de marketing, conseguindo trazer um grande retorno financeiro através de conteúdo persuasivo.

Este termo parece até ser uma novidade, mas é mais como uma música clichê que não para de tocar na rádio.

Todos usam.

Mas vou dizer que não foi feita por um guru do marketing, que inventou um nome no final de semana e trouxe para as pessoas.

Ela está a mais de 100 anos funcionando no mercado e trazendo muitos resultados para quem a usa em seu favor.

Principalmente no cenário americano, usar este método para a arte de persuadir as pessoas em seu favor é muito comum, criando emoção e desejo.

Também, vou mostrar as principais metodologias do conceito de copywriting e quero ser bem consistente com você.

Você vai sair daqui com outra visão para seu negócio e terá muito resultados com a comunicação direta para seu público.

Mas, primeiramente, temos que começar…

O que é copywriting?

Copywriting o poder da comunicacao persuasiva para gerar resultados em seu negocio 8 300x300 - Copywriting: o poder da comunicação persuasiva para gerar resultados em seu negócio

 

Copywriting não tem uma tradução própria em português, mas foi definido como sendo a comunicação persuasiva.

Para você que ainda está se familiarizando com o termo, copywriting tem a ver com fazer uso das palavras corretas para se comunicar com um publico e guiá-lo  a uma tomada decisão.

Também gosto de dizer que copywriting é a arte de escrever para vender, enquanto um amigo, Gustavo Ferreira, diz: “São palavras que vendem milhões” (Paulo Macedo, página 15, livro vermelho, copywriting, o método centenário de escrita mais cobiçado do mercado americano).

O copywriting é uma forma de comunicação e pode ser utilizado  para se conectar com as pessoas.

Você pode achar estranho, mas assim como eu, você já foi persuadido com uma determinada ação de comunicação persuasiva realizada com copy.

Quantas vez você já usou um tênis por causa de um comercial de TV ou comprou uma lata de refrigerante por causa de um cenário fantástico de uma história que viu em 30 segundos?

Ou comprou um curso depois da aula muito bem explicada por um especialista, que entregou aulas gratuitas antes.

Por isso, muitas outras estratégias, que você não conhecia e partir de agora vai levar para seu o dia a dia.

O copywriting é utilizado para todo meio de comunicação, como artigos, para blogs, vídeos no YouTube , posts, anuncio, podcasts…

Em tudo que tem meio de comunicação, você pode utilizar copywriting…

Estratégia persuasiva que vende milhões

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As pessoas que estão por trás desse cenário, que fazem todo este meio de comunicação, são chamadas copywriter.

São profissionais redatores, com um domínio para escrever bem e de forma persuasiva, saber pesquisar as pessoas que vão atingir, e não ter medo de vender.

Parece natural e simples, mas vou dizer uma coisa: nem todos fazem essa comunicação de forma eficaz.

Você tem que saber, primeiro, como se pode levar alguém a comprar algo apenas com suas palavras.

O texto, áudio, vídeo, seja qual for a forma de copy, tem de ser inserido no dia a dia; mas tem de ter uma definição, não ser feito para o cliente desistir no meio, para fechar a venda.

Satisfazer o cliente deve ser o objetivo…

Quero ser muito claro: copywriting é feito para vender os benefícios do produto, e não fazer uma propaganda charlatona

Copywriting o poder da comunicacao persuasiva para gerar resultados em seu negocio 7 300x300 - Copywriting: o poder da comunicação persuasiva para gerar resultados em seu negócio

 

Quero dizer que você pode fazer a melhor forma de copy para seu produto que deseja vender.

Mas não seja uma pessoa desonesta, não crie uma imagem obscura, tente ser o mais verdadeiro possível e mostre isso…

Mostre os benefícios do produto e faça uma copy especifica.

Primeiramente, se você tem um produto, não mostre a fórmula de como foi feito e sim dê um nome bem claro, de forma a facilitar o entendimento de como funciona. Uma criança deve ser capaz de entender.

Público-alvo, as pessoas que vão se encantar com sua copy

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O primeiro passo para tudo, sendo digital ou presencial: você precisa fazer uma pesquisa, conhecer seu publico.

Isso serve para todos, mas você precisa saber quais são os públicos e como curar a dor dessas pessoas.

Ferramentas como Uberssegt Google são excelentes para seus negócios e para saber o que as pessoas estão falando, além de facilitar seu entendimento de quem é  público-alvo.

Muitos copywriters e estrategistas de marketing utilizam o avatar / Persona como forma de entender para quem vão vender.

É uma pessoa Semi –  fictícia, utilizada para saber quem vai querer comprar seus produtos ou serviços e como essas pessoas agem.

Alguns estrategistas não utilizam o avatar, mas eu gosto, porque não perco o foco e peço que utilize os dois para ver quais dão mais resultados.

Em minha opinião, quanto mais fizer uma persona/Avatar para seu modelo de negócios, mais certeira será sua flechada no cliente.

Assim você terá mais resultados com a escrita de seu copy e não perderá tempo, dinheiro e energia.

Sei que você entrou aqui procurando algo sobre copywriting e o que poderia aprender sobre isso…

Eu tenho duas dicas para você

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A primeira: se você tem uma fonte de conteúdo, gosta de escrever e quer ir bem fundo no assunto, se transforme no copywriter para o seu negócio ou para outras empresas. Não seria bom?

O conselho é bem claro, mas procure informação de livros e cursos confiáveis e comece a fazer seus primeiros trabalhos de copy.

Segunda: Peça para alguém fazer uma revisão do texto, contrate um freelancer que faça a revisão para você.

Se você quer somente ganhar dinheiro com seus negócios e não está interessado em produzir, sabe o que fazer?

Terceirize, pegue um copywriter; essa é a melhor estratégia que você pode usar para gerar resultados, mas procure um profissional de qualidade.

O copywriting é utilizado por muita estratégia  de meio comunicação, a mais antiga são chamados…

Carta de vendas

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O nome indica que, antes da internet, o meio de  envio de correspondência de carta tradicional (a mãos), com definição de vendas.

Por isso, normalmente são chamados ainda hoje quando o formato persuasivo é entregue através  de anúncios, e-mail ou Pagina na web.

Vou explicar o resumo, mas quero que estude o livro vermelho do Paulo Macedo; é o melhor livro de copywriting em português. Aproveite!

As cartas de vendas podem ser de formato, como uma página na web mais tradicional, ou em vídeos, posts em redes sociais, anúncios, e-mails, etc.

Até uma conversa por telefone pode conter copywriting.

A copy é definida em 8 partes estruturais, antes de fazer um texto em si.

  • 1 – Contexto;
  • 2 – Solução;
  • 3 – Persona;
  • 4 – Gancho;
  • 5 – Promessa;
  • 6 – Emoção;
  • 7 – Estrutura;
  • 8 – Proposta única de vendas e big idea.

Este são os passos para começar a fazer sua carta de vendas, vão te ajudar a produzir da melhor forma.

Porém, no meio do caminho pode ter várias objeções e você pode conseguir vencer esta etapa com 12 passos escrito por Paulo Macedo.

  • 1 – Chame a atenção;
  • 2 – Agite o problema;
  • 3 – Apresente a solução;
  • 4 – Mostre suas credenciais;
  • 5 – Liste seus benefícios;
  • 6 – Prove;
  • 7 – Faça uma oferta;
  • 8 – Use a escassez;
  • 9 – Dê garantia;
  • 10 – Chame para ação;
  • 11 – Dê um aviso;
  • 12 – Termine com um lembrete.

Esse é um modelo fundamental, usado pelo copywriter e que faz um texto de comunicação persuasiva ser mais eficaz.

Posso falar que nem tudo pode ser uma venda, você pode levar uma ação de copywriting para outros propósitos…

Para entrar em turma vip do seu Telegram ou WhatsApp, para baixar um e-book ou qualquer outra coisa. O copywriting é abrangente.

Não é como uma regra da ABNT, que tem de ser seguida á risca, mas sim uma forma de atrair mais clientes de maneira organizada.

Por isso, sua comunicação converter e gerar resultados; se ela faz isso, está indo na direção correta.

Copywriting não é copia e cola, e sim usar alguns modelos que funcionam bem e fazer com que eles possam te ajudar.

O A.i.D.A

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Uma maneira fácil de lembrar dessa fórmula é evocar a lei da associação, muito eficiente para memorizar coisas.

Quando você começa um copywriting, diga AIDA para si mesmo e sua mente acabará por associar ao modelo, que servirá como estrutura para sua carta de vendas ou qualquer outro texto comercial que estiver escrevendo.

Paulo Macedo, página 98, livro vermelho de copywriting, o método centenário de escrita mais cobiçado do mercado americano.

 

O modelo A.i.d.a é  estrututurado da seguinte forma:

Atenção: quando você toma um conhecimento, enxerga algum problema e sofre o impacto de localizar a dor.

Interesse: quando você está disposto a saber um pouco mais sobre o assunto, como agora, pesquisando sobre copywriting.

Desejo: você está com mais interesse e se identifica com o produto.

Ação: compra ou ir para um próximo passo, conforme a intenção do comunicador.

O modelo de comunicação ainda foi definido para estimular uma pessoa a fazer uma determinada ação.

No momento, coloquei você como o principal ponto de tudo. E assim deve ser na produção de copywriting.

Você precisa ver se está realmente convencido e atacar as pessoas com seu propósito.

Tudo começa com uma definição, uma chamada para a ação, também chamada de…

 

Hedline, o título que vende mais que o texto inteiro

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A definição do título é a parte em que há maior conexão entre o leitor e você;  o título indica se ele realmente vai seguir lendo.

O título tem o objetivo de chamar a atenção do público-alvo e pode ser usado em artigos, páginas de vendas na web e no próprio vídeo do YouTube.

É nesta parte que você tem que trazer todos os propósitos de sua comunicação, mas é a parte mais importante.

Porque uma palavra mal intencionada, mesmo que seu texto e seu produto sejam bons, vai levar tudo por água abaixo…

Posso falar que você pode usar ferramentas como a fórmulas do 4us

Útil (como limpar seu sofá de microfibra sem usar água e sabão).

Urgente (evite o sofrimento e a dor de coluna com este gel testado cientificamente).

Único  (como idosa de 62 anos que ganha dinheiro postando memes no Facebook).

Ultra especifico (como fazer 10 milhões, melhorar sua saúde e ter um bronzeado muito bom… Tudo antes do jantar da noite).

Esta estrutura é muito forte e pode ser usada de várias formas; comece a testá-la e veja seus efeitos.

Quais são os recursos inicias de copywriting?

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O copywriting não tem regras, mas precisa transmitir algo para as pessoas que desejam comprar.

Você deve saber como convencer alguém a fazer algo. Veja algumas dicas logo abaixo:

1 – Entenda como funciona a escrita persuasiva

O primeiro passo é saber como influenciar pessoas e como você pode penetrar o bloqueio mental da objeção.

 

2 – Veja como funcionam os gatilhos mentais

Gatilho mental trata de como você pode ter atalhos para entrar na mente das pessoas e persuadir.

 

São diversos gatilhos usados para a psicologia, mas em torno temos alguns mais utilizados no marketing. Você precisa entender a importância de cada um deles. Veja Gatilhos:

 

  • Reciprocidade (como entregar algo para a pessoa e ela retribuir).
  • Compromisso e coerência (compromisso e honra com sua palavra).
  • Aprovação social (as pessoas falando do seu produto).
  • Afeição (fazendo amigos para influenciar pessoas).
  • Autoridade (seja um perito no assunto).
  • Escassez (quanto mais limitado é algo, maior o desejo).

Resumir de forma básica mas o meu melhor conselho começa a ler este livro , antes de entrar em qualquer curso de copywrintg.

Conheça o Livro Copywriting O MÉTODO CENTENÁRIO DE ESCRITA MAIS COBIÇADO DO MERCADO AMERICANO

 

Você tem que saber a neurociência das pessoas e qual determinada ação elas pode tomar.

3 – Dados de pesquisa para fazer uma copywriting matadora

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Vejamos, tudo envolve escrita e vendas é uma comunicação direta para atingir as pessoas certas e levá-las a uma determinada ação.

Fique sempre ligado a qualquer situação e palavras-chaves e tente pesquisar tudo o que envolve seu nicho.

Principalmente seu concorrente, veja com detalhes os comentários abaixo de seu vídeo ou seu modelo de copywriting.

Lembrando que você não está plagiando e sim levantando dados e fazendo o que pode para trazer o melhor. Esteja atento!

4 – Big idea

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É um conceito utilizado no método de copywriting que diz: cada vez você pesquisar e trouxer algo melhor para seu cliente, naturalmente vai ter uma grande ideia.

Aquela ideia única e inovadora, que traz exatamente um método que seu publico nunca viu na concorrência.

Você pode iniciar seu meio de comunicação sem a big ideia, a regra é: quanto mais você ajustar as melhorias da sua comunicação e ver que seu concorrente não está fazendo isso, mais suas ideias ficarão claras.

Um grande conselho é que você pode, sim iniciar, sem a big idea, mas com o tempo terá uma.

5 – storyteling

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Uma forma narrativa de utilizar a comunicação em forma de história como fundamento para uma compra.

Ela é utilizada  em comerciais e nos filmes ou séries que você costuma ver.

Uma forma comunicativa que dá muito resultado é a jornada do herói, mas quando uma pessoa natural acaba saindo da sua zona de conforto e enfrenta um caminho desafiador e perturbador, mas no fim consegue uma fórmula para vencer.

6 – Modelo advertorial

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O copywriter pode pegar uma base de notícia real e fazer uma narrativa.

Este modelo é utilizado por grandes especialistas de copywriting, e quero que você entenda melhor com o Fred Ribas e sua esposa  Adeise Marcondes, muito experientes no assunto.

7 –  Modelos de vídeo (vsl)

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São cartas de vendas realizadas através de vídeos; como eu disse no início, o copywritng pode ser comunicado em diversos formatos.

8 – E-mail marketing

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Simplesmente uma forma mais persuasiva de converter pessoas em clientes é o e-mail.

Muitos têm ainda aquela ideia de que o e-mail marketing morreu, mas ele ainda é o único meio fixo de encontrar pessoas na web.

Você pode usar o modelo de copywriting em forma de história ou conteúdos, mas depende da sua conexão com o cliente.

A que eu sigo é maneira que foi ensinada pelo meu professor, Gustavo Ferrreira.

Soft sell – conteúdo em forma de história, mas que gera uma conexão sem um propósito de venda inicial.

Hard sell – já é uma comunicação gerada em venda direta, falando do produto e fazendo uma oferta.

Up sell – depois da vendas, uma interação com o cliente para mostrar o quanto ele é importante e trazer uma sequência de e-mails para uma futura venda.

São sequências profissionais de vendas, e o mais desejável é que isso transforme seu funil de vendas em algo poderoso.

É um grande conselho ler este livro do Gustavo Ferreira e também participar do programa elite.

Como utilizar copywriting?

Copywriting o poder da comunicacao persuasiva para gerar resultados em seu negocio 1 300x300 - Copywriting: o poder da comunicação persuasiva para gerar resultados em seu negócio

Em qualquer meio de comunicação você pode inserir o copywriting, seja através de um post nas mídias sociais ou, então, no YouTube.

Copywriting traz clareza e autoridade para seu texto de comunicação persuasiva, o melhora.

Transforme seu copy em materiais mais ricos e que convertam mais, você precisa se conectar com o público.

O copywriter tem que escrever de forma que venda, mas não precisa ser o novo Machado de Assis.

Tem uma grande diferença entre o escritor e o comunicador persuasivo.

Um tem uma arte da escrita, é um artista; e o comunicador tem um propósito: vender determinado produto.

Não estou aqui falando mal dos artistas ou da literatura, e sim alertando para como o copywriting deve ser feito.

Tenho dois conselhos:

Estude e leia muitos livros em voz alta, isso ajuda a produzir melhor.

Contrate um freelancer, ele sabe o que faz, pois são profissionais que podem resolver seu maior problema.

Como posso ingressar no mercado de copywriting?

Como gerar resultados no instagram do zero com vendas rápidas como afiliado17 200x300 - Copywriting: o poder da comunicação persuasiva para gerar resultados em seu negócio

Bom, como eu disse no início, você tem dois caminhos para fazer um trabalho de copywriting: para os seus negócios ou prestando serviços.

Em primeiro lugar, faça um artigo ou trabalhe como afiliado, faça vendas de produtos usando sua comunicação persuasiva. O mais importante é se mexer no primeiro momento, gerando valor.

Deixe seu material arquivado no Google Docs para mostrar para seu futuro cliente.

Segundo caminho: você pode inciar como freelancer, é uma maneira e há sites como a Workana para receber pela sua produção.

Como eu posso iniciar? Quais a formação para copywriter

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Não tem, especificamente, um curso de graduação acadêmica em copywriting, mas sim há alguns cursos práticos que são de extremo valor…

Vamos ser realistas, você não quer um diploma para colocar na estante de sua sala para falar que é um copywriter, mas sim ganhar dinheiro.

O primeiro passo é ler bons livros relacionados ao assunto, pois assim você terá mais conhecimento sobre o todo. Veja bons livros:

  • 1 – Robert B. Cialdine – Armas da persuasão.

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  • 2 – Paulo Macedo –  Copywriting, o método centenário de escrita mais cobiçado do mercado  americano (livro vermelho).
  • paulo macedo 209x300 - Copywriting: o poder da comunicação persuasiva para gerar resultados em seu negócio

 

  • 3 – Paulo Macedo – Copywriting, a habilidade de ouro usada por milionários para transformar palavras em lucros.

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  • 4 Gustavo ferreira – Copywriting, palavras que vendem milhões.

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  • 5 – Gustavo Ferreira – Gatilhos Mentais.

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  • 6 – Gustavo ferreira – E-mail.

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  • 7 – Paulo Macedo – a arte de escrever para a web.

51mwGPnvp L. SY346  199x300 - Copywriting: o poder da comunicação persuasiva para gerar resultados em seu negócio

 

Esses 7 livros vão ser a melhor graduação e a melhor pós graduação do mercado para você.

Devemos aprender muito com estes autores, que são grandes referências no mercado.

Siga profissionais do mercado.

Como Fred Ribas, Paulo Macedo, Gustavo Ferreira, Rafael Albertoni, Adeise Marcondes e outros; este pessoal traz muito conteúdo gratuito e de muita transformação.

Eles mostram um cenário claro para você seguir e fazer seu próprio método.

Nada melhor que aprender com um especialista e esses são os melhores. Indico todos!

A dica de ouro do cenário do copywriting

Como diz Mark Ford, um dos melhores copywriters e bilionário, sua comunicação persuasiva é a chave de tudo.

A melhor forma de aprender e aperfeiçoar a sua produção é ler uma carta de vendas por dia.

Então estude e tenha consistência em seu projeto de comunicação, tenha em mente que essa não é uma coisa tão fácil – mas é possível.

Você pode muito bem treinar todos os dias e testar na prática se está melhorando.

Estou ficando por aqui, espero que tenha deixado claro que esse tema é muito importante para as vendas.

E se você não está usando copywriting, comece agora! Á uma forma de ganhar sua tão sonhada liberdade financeira.

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Até logo!

Anderson Alves!

 

 

 

 

 

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